sábado, 31 de julho de 2010

MENSAGEM - Padre Fábio de Melo

Amar talvez seja isso...

Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele não diz.



UMA QUESTÃO DE ESCOLHA.


O coração anda no compasso que pode. Amores não sabem esperar o dia amanhecer. O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções. São as regras da vida. E o melhor é obedecê-las.
Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples...
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio.
Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.
Que cada um cuide do que vê. Que cada um cuide do que diz. A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer.

É simples...

Passagem Biblica

LOUVA O SENHOR COM INSTRUMENTO DE MÚSICA

Anunciar o teu amor, tua fidelidade durante a noite, na harpa de dez corda e na lira, com cânticos na cítara

Sim, é hora de meu povo retomar seus instrumentos de música. Em todo lugar vemos instrumentos de música e no céu cada um possuirá um. Mas não é preciso chegar ao céu, pois precisas do conforto e da alegria da música desde agora. E daqui que deves tocar as melodias que expulsam os espíritos malignos. A radio ou toca CD são pobres substitutos da música que podes me oferecer. Fico triste que as músicas gravadas por homens ímpios acompanhe os DAVIS que eu ungi. Preferia ouvir os simples acordes de um violão ou harpa cujo artista tem coração puro, do que a música profissional sem unção que emana de vidas plenas de pecados e vícios.
Se não sabes tocar nenhum instrumento, mesmo o mais simples, então bate as mãos. Que teus dez dedos sejam um instrumento de dez cordas. Bate o pé, entra no ritmo dos cantos do Senhor.
Que tua música seja expressão do teu louver e da gratidão que te inspira as minhas obras. Louva-me com tua voz. Se não sabes tocar um instrumento, podes ao menos cantar. E se não podes cantar, então faz um som alegre para o Senhor. Assim receberás uma unção nova.

Passagem Biblica

UM TEMPO PRA SE CALAR

Eu resolvi: Vou controlar os meus caminhos para não pecar com
a língua; vou pôr um freio à minha boca, enquanto o malvado
estiver à minha frente.
Conservei-me mudo, em silêncio....... 


Mas das principais razões que tens de por um freio a tua boca e o mau uso que as pessoas farão das tuas palavras. Davi diz claramente; vou por um freio à minha boca, freio na boca, lembra aquela peça de metal usada na boca dos cavalos, e por ser desconfortável, os cavalos a detestam. Às vezes, se o dono é cruel ou negligente, o cavalo deverá comer com o freio na boca, o que é uma coisa dolorosa e que atrapalha muito. Contudo o salmista diz que vai pôr um freio à boca para refrear a língua para evitar que o malvado o prejudique. Davi escreveu vou controlar os meus caminhos. É somente fazendo um exame sobre a luz do Espírito Santo que poderás ver onde precisa de minha intervenção para modificar, santificar e dar sabedoria as palavras. Davi sabia que os pecados da língua estavam entre os mais terríveis. As palavras podem destruir os outros e tu mesmo. Elas podem provocar a depressão, a tristeza e o desespero: Mas isto é ainda mais perigoso que o impacto das palavras; aquele com quem falas pode te destruir, a ti e a outros, com essas mesmas palavras. Um ser malfazejo pode sacar a tua vida, servindo-se de tuas palavras contra ti mesmo. Ele as deformará, torcerá, exagerará, aumentará. E terás grandes problemas por causa de tua língua.
Assim sê prudente e escolhe bem com quem tu partilharás os sentimentos de teu coração. É melhor ficar calado hoje do que amanhã morrer por causa das tuas próprias palavras. Lembra-te de que és senhor daquilo que não dizes, mas ficas escravo daquilo que jamais deverias ter dito.

MENSAGEM - Pe Marcelo Rossi

MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO





Viver é…

Viver é transcender o estado vegetativo, é valorizar o dom da vida, é sentir o valor de poder e saber ver a grandiosidade da criação Divina.
É apreciar a beleza do desabrochar de uma flor, a transformação da lagarta numa linda borboleta.
É sentir a pele arrepiar-se de prazer ao toque do vento, é ver a pureza no sorriso de uma criança e paz  no olhar tranqüilo do ancião.
Viver é deslumbrar-se ao ver o sol rompendo a madrugada, para nos brindar com mais um dia de luz e calor.
É extasiar-se ao ver o sol mergulhar no horizonte ao fim do dia, abrindo espaço para a noite reinar com seu manto azul majestosamente bordado de estrelas prateadas, iluminadas pela mãe lua.
Viver é encantar-se com os sons da natureza: das águas caindo em cascatas e correndo pelos rios, do suave murmúrio da vegetação ao toque do vento, é quedar embevecido com o canto dos pássaros  e a suavidade do matiz de suas penas.
É sentir o cheiro de terra molhada invadindo os pulmões e louvar a Deus por tanta beleza.
Viver é flutuar alegremente, sentindo-se tocar as estrelas, por ter o coração cheio de amor ( Ágape ).
Viver é dar valor às pequenas coisas, aos pequenos gestos.
São os pequenos detalhes, que valorizam as atitudes.
Viver é ser, é sentir-se partícula do amor de Deus ( Ágape ), é sentir completamente a integração- criatura e Criador -  num só elo de amor incondicional ( Ágape ) e paz!

Evangelize!!!!!!

Passagem Biblica

MINHA PAZ TE AJUDARÁ A DORMIR

Em paz, logo que me deito, adormeço, pois só tu, Senhor,
me fazes descançar com segurança. Eu te dei a minha paz, não apenas a calma exterior do mundo ou uma simples trégua passageira, mas a paz que vem de um espírito sereno no meio das circunstâncias atribuladas.
A paz que te dou é sobrenatural. Ela é possível porque ela sabe que tua alma está em segurança. O inferno pode se abrir em torno de ti, as pessoas podem te ameaçar e mesmo assim, em meio a esta tormenta, podes permanecer em paz e dormir como uma criança inocente nos braços de sua mãe.
Tenho um trabalho a te confiar. À medida em que vais me obedecendo, nada pode impedir o término do teu serviço. Quabdo este estiver terminado, eu mesmo te tirarei do campo de batalha.
Desde agora repousa em mim. Acredita em minha proteção. Guarda o teu coração puro. Ama teus inimigos e pede pelos que te maltratam. Não percas noites em claro imaginando formas de vingança contra eles. A única estratégia a ser utilizada contra os adversários e os falsos acusadores que Satã suscita contra ti é  a de coloca-los entre minhas mãos e me agradecer pela provação pela qual tu estás passando. Faz desse modo. Deixa que eu me ocupo de teus inimigos. Quero que tua alma abandone toda luta: cessa de defender tua causa, de conduzir tuas próprias lutas, de defender teus direitos e os meus também.
Sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim e de minha obra. Meu filho tu não precisas me defender. Então, repousa em mim. Deixa que eu encha tua alma com minha paz. Em mim, estás em segurança. Sob minha proteção, nada poderá te incomodar por tempo demais.

Leituras do dia - 31/07/2010

Leituras do dia


Primeira Leitura

Jer:26,11-16; Jer:26,24

Os sacerdotes e os profetas disseram, então, às autoridades e à população: “Este homem deve ser condenado à morte, porque profetizou contra esta cidade, conforme nós mesmos ouvimos!”
Jeremias dirigiu-se, então, às autoridades e a toda a população: “Foi o SENHOR quem me mandou profetizar, exatamente o que ouvistes, contra o templo e contra a cidade!
Endireitai, então, vossos caminhos e vosso agir, obedecei à palavra do SENHOR vosso Deus, e o SENHOR, então, vai desistir do castigo com que vos ameaçou.
Quanto a mim, estou em vossas mãos. Fazei de mim o que achardes melhor, mais correto.
Ficai sabendo, porém, que se me matardes, estareis atraindo sobre vós, sobre esta cidade e seus moradores, a culpa pela morte de um inocente, pois o SENHOR na verdade me mandou falar para ouvirdes exatamente o que ouvistes”.
Com isso, as autoridades e a população disseram aos sacerdotes e aos profetas: “Esse homem não deve ser condenado à morte, foi em nome do SENHOR, nosso Deus, que ele falou”.
Foi o dedo de Aicam filho de Safã que livrou Jeremias de cair nas mãos do povo e ser morto.


Salmo Responsorial
Sal:69,15-16; Sal:69,30-31; Sal:69,33-34

Tira-me do lodo, para que não afunde, que eu seja livre dos que me odeiam e da água profunda.
Que a correnteza não me arraste, que o pântano não me devore, e o abismo não feche sua boca sobre mim.
Quanto a mim, pobre e doente, o teu auxílio, ó Deus, me proteja.
Quero louvar com um cântico o nome de Deus e exaltá-lo com ações de graças;
“Vede, humildes e alegrai-vos! Vós que buscais a Deus, vosso coração reviva!
Pois o SENHOR atende os pobres, não despreza os seus cativos.

Evangelho
Mt:14,1-12

Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes.
Ele disse aos seus cortesãos: “É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos; por isso, as forças milagrosas atuam nele”.
De fato, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido viver com ela”.
Herodes queria matá-lo, mas ficava com medo do povo, que o tinha em conta de profeta.
Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes  que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
Instigada pela mãe, ela pediu: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.”
O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela.
E mandou cortar a cabeça de João, na prisão.
A cabeça foi trazida num prato, entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe.
Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois vieram contar tudo a Jesus.

MENSAGEM - Pe Marcelo Rossi

MENSAGEM

Viver como as flores


Mestre, como faço para não me aborrecer, com as pessoas?
Algumas falam demais, falam de nossa vida, gostam de fazer intriga, fofoca, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Fico magoado com as que são mentirosas. "Sofro com as que caluniam".

"Pois viva como as flores!", advertiu o mestre.
"Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo.
"Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
"Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores."

Evangelize!!!!!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novena - Santíssimo Sacramento

JESUS RESSUCITADO, eu creio que você esta vivo diante dos meus olhos na HÓSTIA consagrada. Creio também, JESUS no SEU poder contra toda espécie de mal, porque você venceu, pela Sua Morte e Ressureição, o pecado e a morte. Seu Preciosíssimo Sague derramado na cruz está presente na HÓSTIA SANTA. Eu creio, JESUS e clamo que este Sangue seja agora derramado sobre mim e sobre todos meus familiares, Eu peço, SENHOR JESUS, que, pelo poder libertador e salvífico deste Sangue possamos nos livrar de toda opressão diabólica que possa estar prejudicando a nossa família. Peço também que atenda, em especial este pedido que agora faço na Sua presença......
Eu desde já agradeço, confiante que o Senhor me atenderá.
Eu loouvo o PAI por ter nos dado o SENHOR. JESUS, como presente de Páscoa. Eu agradeço de coração ao ESPÍRITO SANTO que me ilumina e me conduz nos momentos de sofrimento e de escuridão.
Muito obrigado JESUS, meu salvador e libertador.

MENSAGEM - Pe Fábio de Melo

A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.
Geralmente quando a gente começa a viver muito em torno do que o outro gostaria que a gente fosse, é que a gente tá muito mais preocupado com o que o outro acha sobre nós, do que necessariamente nós sabemos sobre nós mesmos.
O que me seduz em Jesus é quando eu descubro que nEle havia uma capacidade imensa de olhar dentro dos olhos e fazer que aquele que era olhado reconhecer-se plenamente e olhar-se com sinceridade.
Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.

Padre Fábio de Melo

I Reis 18, 16-39


Abdias partiu para junto de Acab e avisou-o. Acab saiu ao encontro de Elias  e, quando o viu, exclamou: “Porventura és tu que arruínas Israel?”
Elias respondeu: “Não sou eu que arruinei Israel, mas tu e a casa de teu pai, por terdes abandonado os mandamentos do SENHOR e seguido os ídolos de Baal.
Convoca, pois, junto de mim, na montanha do Carmelo, todo o Israel com os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que são mantidos por Jezabel”.
Acab convocou todos os israelitas e reuniu os profetas no monte Carmelo.
Então Elias, aproximando-se de todo o povo, disse: “Até quando andareis mancando de um lado e de outro? Se o SENHOR é o verdadeiro Deus, segui-o; mas, se é Baal, segui a ele”. O povo não respondeu uma palavra.
Então Elias disse ao povo: “Eu sou o único profeta do SENHOR que resta, ao passo que os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta.
Que nos dêem dois novilhos. Eles escolham um novilho e, depois de cortá-lo em pedaços, o coloquem sobre a lenha, sem pôr fogo por baixo. Eu prepararei depois o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e tampouco lhe porei fogo.
Em seguida, invocareis o nome de vosso deus e eu invocarei o nome do SENHOR. O deus que ouvir, enviando fogo, este é o Deus verdadeiro”. Todo o povo respondeu, dizendo: “Ótima proposta!”
Elias disse então aos profetas de Baal: “Escolhei um novilho e começai, pois sois maioria. E invocai o nome de vosso deus, mas não acendais o fogo”.
Eles tomaram o novilho que lhes foi dado e prepararam-no. E invocavam o nome de Baal desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: “Baal, ouve-nos!” Mas não se ouvia voz alguma e ninguém que respondesse. E dançavam ao redor do altar que tinham levantado.
Ao meio-dia, Elias zombou deles, dizendo: “Gritai mais alto, pois sendo deus, pode estar ocupado. Porventura ausentou-se ou está de viagem; ou talvez esteja dormindo e seja preciso acordá-lo”.
Então eles gritavam ainda mais forte e retalhavam-se, segundo o seu costume, com espadas e lanças, até o sangue escorrer.
Passado o meio-dia, entraram em transe até a hora do sacrifício vespertino. Mas não se ouviu voz nenhuma, nem resposta nem sinal de atenção.
Então Elias disse a todo o povo: “Aproximai-vos de mim”. Todo o povo veio para perto dele. E ele refez o altar do SENHOR que tinha sido demolido.
Tomou doze pedras, segundo o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Deus tinha dito: “Teu nome será Israel”,  e edificou com as pedras um altar ao nome do SENHOR. Fez em torno do altar um rego como para semear uns vinte litros de grãos.
Empilhou a lenha, esquartejou o novilho, colocou-o sobre a lenha  e disse: “Enchei quatro talhas de água e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha”. Depois, disse: “Outra vez”. E eles assim fizeram uma segunda vez. E acrescentou: “Ainda uma terceira vez”. E assim fizeram pela terceira vez.
A água correu em volta do altar e o rego ficou completamente cheio.
Chegada a hora do sacrifício, o profeta Elias aproximou-se e disse: “SENHOR, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, mostra hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que é por ordem tua que fiz estas coisas.
Ouve-me, Senhor, ouve-me, para que este povo reconheça que tu, SENHOR, és Deus, e que és tu que convertes o seu coração!”
Então caiu o fogo do SENHOR, que devorou o holocausto, a lenha, as pedras e a poeira, e secou a água que estava no rego.
Vendo isto, o povo todo prostrou-se com o rosto em terra, exclamando: “É o SENHOR que é Deus, é o SENHOR que é Deus!”

Leituras do dia

Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.
O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
De acordo com esse calendário religioso, leia abaixo as leituras propostas pela Igreja para o dia de hoje.

Primeira Leitura

Jer:26,1-9
No princípio do governo do rei de Judá, Joaquim filho de Josias, veio a Jeremias esta palavra do SENHOR:
Assim diz o SENHOR: Põe-te de pé à entrada da casa do SENHOR para dizer, a todos os cidadãos de Judá que entram para adorar na casa do SENHOR, tudo o que eu te mandar, sem nada omitir.
Quem sabe eles ouvem e voltam atrás dos maus caminhos que cada um vem seguindo, então, eu desistiria da mal que pensei provocar no meio deles, por causa de suas más ações.
Dirás: Assim diz o SENHOR: Se não me obedecerdes seguindo a lei que vos dei,  se não atenderdes as palavras dos meus servos os profetas que vos mandei e sem cessar continuo mandando, sem que os escuteis, então farei deste templo o que fiz com o de Silo e desta cidade, maldição para todos os povos da terra.
Sacerdotes, profetas e povo, todos ouviram Jeremias dizer isso no templo do SENHOR.
Logo que Jeremias acabou de transmitir tudo o que o SENHOR mandara dizer à população, os sacerdotes, os profetas e o povo o agarraram e começaram a gritar: “Morra! Morra!
Por que profetizaste em nome do SENHOR, para dizer: ‘A este templo acontecerá o mesmo que aconteceu ao de Silo e que a cidade será destruída e ficará sem moradores’?”. Toda a população se aglomerou no templo, revoltada contra Jeremias.

Salmo Responsorial
Sal:69,5; Sal:69,8-10; Sal:69,14
Os que me odeiam sem motivo são mais numerosos que os meus cabelos; são poderosos os que querem me arruinar, perseguindo-me sem razão; o que não tirei, tenho que restituir?
Pois por tua causa padeci insultos, a ignomínia cobriu-me o rosto.
Tornei-me um estranho para meus irmãos, um estrangeiro para os filhos de minha mãe.
Pois o zelo por tua casa me devorou, os insultos dos que te insultam caíram sobre mim.
Mas minha prece sobe a ti, SENHOR, no tempo favorável. Atende-me conforme tua grande piedade, segundo tua clemência que salva.

Evangelho
Mt:13,54-58

Ele foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres?
Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”
E ele tornou-se para eles uma pedra de tropeço. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!”
E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

MENSAGEM Pe MARCELO ROSSI

MENSAGEM E TERÇO BIZANTINO



A PIOR DAS TEMPESTADES

Caminhamos, curvados e trôpegos, enfrentando às tempestades que a vida nos traz.
Ao recebermos o impacto da tormenta, não devemos nos deixar enfraquecer, pois as tormentas fazem parte do nosso dia-a-dia.
Após a sua passagem, o sol volta a brilhar, a paz volta a reinar e percebemos que os estragos não foram tão grandes assim.
Então, ao sermos envolvidos pelas tempestades da vida, não nos deixemos arrancar de nossa fé, de nossa conduta  moral correta, do caminho certo que começa a ser, lentamente, percorrido.
Não se deve, por antecipação, deixar a revolta tomar conta do coração.
Devemos aguardar que a tempestade desabe, mesmo que o faça com toda a sua fúria.
Calma e confiantemente, aguardemos a bonança. Ela virá, com certeza.
A vida é feita de pequenos ou grandes percalços, depende do prisma pelo qual olhamos.
A maior tempestade que pode desabar sobre nossas vidas é a do desânimo, a da falta de confiança, a da falta de fé.
Todas as outras são meros acasos do destino.
Mas se não esmorecermos, se acreditarmos e confiarmos plenamente em Deus, sabemos que serão superados.
Confiança, coragem e fé: sinônimos de grandeza de alma.


Evangelize!!!!!!

TIAGO 3


Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo.
Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.
Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.
Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.
Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz.

I TESSALONICENSES 5

Orai sem cessar.



Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos.
Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar.
Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extingais o Espírito;
Não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;
Abstende-vos de toda espécie de mal.
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.
Irmãos, orai por nós.
Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os irmãos.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

Salmo 37 1-9 22-29



Não te irrites por causa dos maus nem invejes os malfeitores.
Pois como o capim vão ser logo cortados, e como o mato verde vão secar.
Espera no SENHOR e faze o bem: assim permanecerás na terra e terás segurança.
Põe no SENHOR tuas delícias e ele te dará o que teu coração pede.
Entrega ao SENHOR o teu futuro, espera nele, que ele vai agir.
Fará brilhar como luz tua justiça e o teu direito como o meio-dia.
Descansa no Senhor e nele espera. Não te irrites por causa dos que prosperam, por causa do homem intrigante.
Desiste da ira, depõe o furor, não te irrites, só iria piorar.
Pois quem faz o mal será exterminado, mas quem espera no SENHOR possuirá a terra.

 
Pois quem tem a bênção de Deus possuirá a terra, quem é por ele maldito será exterminado.
O SENHOR firma os passos do homem, sustenta aquele cujo caminho lhe agrada.
Se ele cair, não ficará prostrado, pois o SENHOR segura sua mão.
Fui criança e agora estou velho: nunca vi um justo abandonado nem um descendente seu pedindo pão.
Sempre se compadece e empresta, e sua posteridade vive abençoada.
Foge do mal e faze o bem, para viveres para sempre.
Pois o SENHOR ama a justiça, não abandona seus devotos. Os maus serão destruídos para sempre, a sua descendência, eliminada.
Os justos possuirão a terra, e nela para sempre vão morar.

Passagem Biblica

O SENHOR É GRANDE EM SIÃO



Grande é o Senhor em Sião, excelso sobre todos os povos.


Onde está meu povo se encontra a minha Sião espiritual. Faço tua esta palavra como um monumento de poder, de autoridade e de confiança. Sou grande, ondes estás neste momento. Aqui mesmo, em tua Sião, eu sou realmente glorioso! Verás a minha Glória em meio da pior oposição, da depressão e toda espécie de ataque demoníaco. Eu me elevo bem acima de todos os homens, e domino sobre todos os povos. Nenhum inimigo pode pisar sobre ti sem cair a teus pés. Eu te dou hoje uma promessa.  Já enxergas a minha grandeza, mas a verás de maneira ainda mais poderosa. Jamais deves abater-se diante de aparente grandeza do homem forte.
Eu te digo, eu, o Senhor, que sou mais forte. Eu acorrento os poderosos, e os obrigo à obediência. Nenhum poder pode roubar a força de minha assembléia glorificada e triunfante. Assume tua autoridade e reina em Sião. Sou contigo, pois sou em ti. Reino através de ti. Dá as ordens!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

São Mateus, 13

O TESOURO E A PÉROLA

O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas.
Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.
O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo.
Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam.
Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos,  e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. “
Entendestes tudo isso?” — “Sim”, responderam eles.
Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
Ele foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres?
Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”
E ele tornou-se para eles uma pedra de tropeço. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!”
E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Sabedoria, 1


Amai a justiça, vós que governais a terra; pensai corretamente sobre o Senhor e com integridade de coração procurai-o.
Ele se deixa encontrar pelos que não o põem à prova, e se manifesta aos que nele confiam.
Pois os pensamentos perversos afastam de Deus, e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos.
A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito aos pecados.
O santo Espírito da instrução foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a iniqüidade.
Com efeito, a Sabedoria é um espírito que ama o ser humano mas não deixa impune quem blasfema com seus próprios lábios. Pois Deus é testemunha dos sentimentos dessa pessoa, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua.
Sim, o Espírito do Senhor enche toda a terra e, abrangendo tudo, tem conhecimento de cada som.
Por isso, quem fala coisas iníquas não pode ficar oculto e a justiça vingadora não o deixará passar.
Haverá investigação sobre os planos do ímpio: o som de suas palavras chegará até o Senhor para castigo de seus crimes.
Pois um ouvido atento escuta tudo, e nem o resmungo das murmurações lhe escapa.
Acautelai-vos, pois, contra a murmuração inútil, e da maledicência preservai a língua. Não há palavra oculta que caia no vazio e a boca mentirosa mata a alma.
Não procureis a morte com uma vida desregrada, e não provoqueis a ruína com as obras de vossas mãos.
Pois Deus não fez a morte, nem se alegra com a perdição dos vivos.
Ele criou todas as coisas para existirem, e as criaturas do orbe terrestre são saudáveis: nelas não há nenhum veneno mortal, e não é o mundo dos mortos que reina sobre a terra,  pois a justiça é imortal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Hebreus, 11


A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem.
Por ela, os antigos receberam um bom testemunho † de Deus.
Pela fé compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus, de sorte que as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê.
Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; graças a ela, recebeu o testemunho de ser justo, pois Deus atestou o valor de suas oferendas; e graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala!
Pela fé, Henoc foi levado, sem passar pela morte; não mais foi encontrado, porque Deus o levou. Antes de ser levado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.
Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram.
Pela fé, Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar os de sua casa. Pela fé, ele condenou o mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
Pela fé, Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde iria.
Pela fé, ele viveu como migrante na terra prometida, morando em tendas, com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa.
Pois esperava a cidade de sólidos alicerces que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.
Pela fé, embora Sara fosse estéril e ele mesmo já tivesse passado da idade, † Abraão tornou-se capaz de ter descendência, porque considerou fidedigno o autor da promessa.
E assim, de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia na praia do mar”.
Todos estes morreram firmes na fé. Não chegaram a desfrutar a realização da promessa, mas puderam vê-la e saudá-la de longe e se declararam estrangeiros e peregrinos na terra que habitavam.
Os que assim falam demonstram estar buscando uma pátria,  e se estivessem referindo-se à terra que deixaram, teriam oportunidade de voltar para lá.
Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus, pois até preparou uma cidade para eles.
Pela fé, Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac em sacrifício; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único,  do qual havia sido dito: “É em Isaac que terá começo a tua descendência”.
Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que era uma prefiguração.
Foi pela fé, também, que Isaac abençoou Jacó e Esaú, a respeito das coisas futuras.
Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiando-se na extremidade do cajado, prostrou-se em adoração.
Pela fé, José relembrou, já no fim da vida, o êxodo dos filhos de Israel e deu ordens acerca de seus restos mortais.
Pela fé, Moisés, recém-nascido, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram a beleza do menino e não tiveram medo do decreto do rei.
Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó;  preferiu ser maltratado com o povo de Deus a tirar proveito passageiro do pecado.
Isto, porque considerava a humilhação do Cristo uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois ele tinha os olhos fixos na recompensa.
Pela fé, Moisés deixou o Egito, sem temer a ira do rei; permaneceu firme, como se visse o invisível.
Pela fé, ele celebrou a Páscoa e fez a aspersão com sangue, para que o exterminador dos primogênitos † do Egito não matasse os de Israel.
Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca, enquanto os egípcios, tentando fazer o mesmo, se afogaram.
Pela fé, ruíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias.
Pela fé, a prostituta Raab não morreu com os incrédulos, porque ela acolheu bem os israelitas que vieram reconhecer a região.
Que mais devo dizer? Não teria tempo de falar ainda sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas.
Estes, pela fé, conquistaram reinos, exerceram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões,  extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros.
Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram torturados ou recusaram ser resgatados, para chegar a uma ressurreição melhor.
Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as cadeias, as prisões,
foram apedrejados, serrados ou passados ao fio da espada, levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pêlos de cabra, oprimidos, atribulados, sofrendo privações.
Eles, dos quais o mundo não era digno, erravam por desertos e montanhas, pelas grutas e as cavernas da terra.
No entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, não alcançaram a realização da promessa.
É que Deus estava prevendo algo melhor para nós: não queria que eles chegassem sem nós à plena realização.

Passagem Biblica

NÃO TE PERTUBES PELAS MÁS NOTÍCIAS




Não tem medo de notícias más, seu coração é firme
Confia no Senhor


As más notícias que chegam até a ti são talvez mero rumor pelo demônio para te intimidar e te impedir de cumprir minha vontade, de tomar o caminho seguro que deves seguir porque eu o escolhi para a tua vida.
Quando os leões buscam sua presa eles urinam por diversas trilhas onde passam os animais. Quando a vítima sente o odor do animal que o ameaça, ela foge pela trilha que não foi marcada, e é onde está precisamente o leão, esgueirando-se à sua espera. O pobre animal é estraçalhado em poucos minutos. A presa foi enganada pelos seus sentidos, confiou no odor que sentia e foi enganada.
Não confies nos teus sentidos, pois Satã quer te tirar do caminho e te assustar por meio das coisas que ouves ou das coisas que vês, conseguindo assim te distanciar da minha vontade, Jamais deves fazer algo sem a direção do meu Espírito Santo, e sempre leva a sério o conselho que recebes dele. Jamais subestimes as suas diretivas. É somente se ele te conduzir que terás o coração firme. E quando teu coração esta firme, tens total confiança em sua capacidade de te dirigir a cada instante. O animal se torna presa do inimigo porque é guiado tão somente pelos seus instintos. Ele não possui, como tu, a plenitude do Espírito Santo para te ajudar. Paulo atravessou muitas situações de perigo porque seguia o caminho que lhe estava determinado. E eu sempre o ajudei a escapar das armadilhas, seus inimigos até pagaram seus custos de viagem a Roma. Quando eu estou na direção, posso te conduzir em segurança até o final da viagem.

Eclesiastes, 9



Em tudo isso refleti, no meu coração, e procurando entendi que os justos e os sábios, com suas obras, estão nas mãos de Deus. Se é amor ou ódio, o ser humano não sabe: à sua frente estão todas as coisas.
Assim, todos têm um só destino: tanto o justo como o ímpio, o bom como o mau, o puro como o impuro, o que oferece sacrifícios como o que não os oferece. Assim, o bom é como o pecador, e como quem jura, aquele que evita jurar.
Este é o pior mal que existe entre todas as coisas que acontecem debaixo do sol: que o mesmo destino toca a todos. Por isso, o coração dos filhos de Adão está cheio de maldade e de insensatez enquanto vivem; depois, seu fim é junto aos mortos.
Aquele, pois, que está no meio de todos os que vivem, tem confiança: um cão vivo vale mais do que um leão morto.
Os vivos, ao menos, sabem que irão morrer; os mortos, porém, não sabem mais nada, nem terão mais recompensa, porque a sua memória caiu no esquecimento.
Seu amor, ódio e inveja terminaram, e eles não mais participam deste mundo nem da obra que se faz debaixo do sol.
Vai, pois, come teu pão com alegria e bebe gostosamente o teu vinho, porque já agradaram a Deus, há muito, as tuas obras
Que tuas roupas sejam sempre bem cuidadas e nunca falte óleo perfumado sobre a tua cabeça.
Goza da vida em companhia da esposa, a quem amas, em todos os dias da tua vida passageira, que te foram dados debaixo do sol, em todo o tempo da tua precária existência: esta é a tua porção na vida e no trabalho que suportas debaixo do sol.
Tudo que tua mão puder fazer, faze-o com empenho. Pois no mundo dos mortos, para onde vais, não existe trabalho, nem reflexão, nem sabedoria e nem conhecimento.
Voltei-me para outra direção e vi, debaixo do sol, que a corrida não é dos velozes, nem, dos fortes, a guerra; nem, dos sábios, o pão, nem, dos instruídos, a riqueza, nem, dos prudentes, a graça, pois todos dependem do tempo e do acaso.
Além disso, o ser humano desconhece o seu fim: como os peixes são pescados numa rede funesta e como os pássaros são presos na armadilha, assim as pessoas são surpreendidas pela desgraça quando esta lhes cai por cima de repente.
Mas vi também, debaixo do sol, este exemplo de sabedoria, que considerei notável:
Havia uma pequena cidade, com poucos habitantes. Veio contra ela um rei poderoso e cavou trincheiras, e levantou grandes fortificações ao seu redor.
Encontrava-se aí, porém, um homem pobre, mas sábio, que libertou a cidade com a sua sabedoria. No entanto, ninguém depois se recordou daquele pobre.
Por isso eu dizia que é melhor a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre seja desprezada e suas palavras não sejam ouvidas.
As palavras dos sábios, proferidas com brandura, são escutadas melhor do que os gritos do príncipe entre os insensatos.
É melhor a sabedoria do que as armas de guerra. Um só, que tiver falhado, põe a perder muitos bens.

Passagem Biblica

FORTIFICASTE MINHA ALMA


Quando te invoquei, me respondeste, aumentaste em mim a força


Foi em adoração que Davi fortaleceu a sua alma, existe uma fonte sobrenatural de força que não vem da comida, das vitaminas, nem do sono ou do ar. è uma provisão concedida a meus filhos de maneira sobrenatural. Muitos a desconhecem, eles se desgastam no caminho porque se apóiam sobre seus recursos naturais para se renovar. Assim, quando a carga de trabalho fica grande, quando as horas de sono diminuem, quando o alimento perde os nutrientes, os fardos são mais pesados, a oposição aumenta, eles ficam exaustos, porque foram condicionados desde a sua infância a acreditar que o corpo tem limites. Mas, nestes tempos, suscitarei um povo que superará as barreiras físicas,  que conhecerá o vigor procurando quando eu ajo sobre a alma, ou seja, no homem interior. Saberão que a corrida não é dos velozes, nem, dos fortes, a guerra.
Quando tua alma recebe minha força, teu corpo também se beneficia e se rejuvenesce. Não disse Isaías, É ele que dá ânimo ao cansado, recupera as forças do enfraquecido. Até os jovens se afadigam e cansam, e mesmo os guerreiros às vezes tropeçam. Mas o que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam.
A fonte da tua força sobrenatural não está na tua juventude, nem nas tuas horas de sono, nem os alimentos que consomes. Ele está em mim. Eu sou a tua força e te prometi que teu vigor duraria pelos anos da tua vida. O covarde, diga a si mesmo: Sou valente, o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte.
Enviarei um exército de anjos para te fortificar, e experimentarás os recursos extraordinários que provêm de uma fonte sobrenatural, e compreenderás todos aqueles dos quais se diz: Recobraram saúde na doença.
Não penss em termo de fraqueza, pensa em força, cessa de pensar EU; pensa em Deus! Não olhs para ti mesmo. Olha para mim, invoca-me, e renovarei as tuas forças . Correrás mas não te cansarás, andarás e não te fatigarás. Recusa a fraqueza, mas confessa a força que vem de mim e viverás dessa força sobrenatural. Prometi um dia a Aser: Que o teu vigor seja como os teus dias.O segredo da força de Ase é que ele afundava seus pés no óleo. Quando marchares sob a unção do Espírito Santo, conhecerás a força de Aser.  

I São João, 4



Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo.
Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: de Deus é todo espírito que professa Jesus Cristo que veio na carne.
E todo espírito que se recusa a professar Jesus não é de Deus: é do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.
Filhinhos, vós sois de Deus e vencestes aos que são do Anticristo. Pois em vós está quem é maior do que aquele que está no mundo.
Eles são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvido.
Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nos e seu amor em nós é perfeito.
A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu do seu Espírito.
E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois tais como é Jesus, somos nós neste mundo.
No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.