Leituras do dia

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On domingo, 5 de dezembro de 2010 at 18:26





Um broto vai surgir do tronco seco de Jessé, das velhas raízes, um ramo brotará. Sobre ele há de pousar o espírito do SENHOR, espírito de sabedoria e compreensão, espírito de prudência e valentia espírito de conhecimento e temor do SENHOR.  No temor do SENHOR estará sua inspiração. Não é pelo que vê à primeira vista que ele fará seu julgamento, nem dará sua sentença pelo que acabou de ouvir.  Julgará os fracos com justiça, com retidão dará sentença em favor dos humilhados da terra. Castigará o opressor com a vara que é sua boca, matará esse criminoso com o sopro dos seus lábios.  A justiça será o cinto que ele usa, a verdade o cinturão que ele não deixa.   O lobo, então, será hóspede do cordeiro, o leopardo vai se deitar ao lado do cabrito, o bezerro e o leãozinho pastam juntos, uma criança pequena toca os dois, a ursa e a vaca estarão pastando, suas crias deitadas lado a lado; o leão, assim como o boi, comerá capim. O bebê vai brincar no buraco da cobra venenosa, a criancinha enfia a mão no esconderijo da serpente.  Ninguém fará mal, ninguém pensará em prejudicar, na minha santa montanha. Pois a terra estará repleta do conhecimento do SENHOR, assim como as águas cobrem o mar.   Acontecerá naquele dia que a raiz que restou de Jessé, erguida como bandeira para os povos, será procurada pelas nações e gloriosa será sua moradia.           
Salmo Responsorial
para que governe teu povo com justiça e com retidão os teus pobres. Nos seus dias florescerá a justiça e haverá paz em abundância, enquanto existir a lua.           E dominará de um mar a outro, do rio até os confins da terra.  Ele libertará o pobre que invoca e o indigente que não acha auxílio;  terá piedade do fraco e do pobre, e salvará a vida de seus indigentes.  Seu nome dure para sempre, diante do sol permaneça seu nome. Nele serão abençoadas todas as raças da terra e todos os povos vão proclamá-lo feliz.   
Segunda Leitura
Tudo o que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que, pela constância e consolação que nos dão as Escrituras, sejamos firmes na esperança.  O Deus da constância e da consolação, vos dê também perfeito entendimento, uns com os outros, como ensina o Cristo Jesus.                 Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.    Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a glória de Deus.    Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos circuncisos, para mostrar que Deus é fiel e cumpre as promessas feitas aos pais.   Quanto aos pagãos, eles glorificam a Deus por causa de sua misericórdia, como está escrito: “Por isso eu te glorificarei entre as nações e cantarei louvores ao teu nome”.       

Evangelho

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On at 18:10







Evangelho

 Naqueles dias, apresentou-se João Batista, no deserto da Judéia, proclamando:  “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”.  É dele que falou o profeta Isaías: “Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele”. A veste de João era feita de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro à cintura; o seu alimento era gafanhotos e mel silvestre.  Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíam à sua procura    e, confessando os seus pecados, eram por ele batizados no rio Jordão.  Quando viu que muitos dentre os fariseus e os saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: “Víboras que sois, quem vos ensinou a fugir da ira que está para chegar?   Produzi fruto que mostre vossa conversão.   Não penseis que basta dizer: “Nosso pai é Abraão”, pois eu vos digo: destas pedras Deus pode suscitar filhos para Abraão.  O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo.  Eu vos batizo com água, para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.   Ele traz a pá em sua mão e vai limpar sua eira: o trigo, ele o guardará no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga”.             



Powered by beta.joggle.com