segunda-feira, 24 de maio de 2010

Atos 1, 6-11


Jesus elevado ao céu

Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: "Senhor, é agora que vais restabelecer o Reino para Israel?" Jesus Respondeu "Não cabe a vós saber os tempos ou momentosque o Pai determinou com a sua autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".
Depois de dizer isto, Jesus foi elevado, à vista deles , e uma nuvem o retirou aos seus olhos. Continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apresentaram-se a eles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o viste partir para o céu".

Atos 9, 10-19

A conversão de Saulo





Saulo, entretanto respirava ameaças de morte conta discípulos do Senhor. Apresentou-se ao sumo sacerdote e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de trazer presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse, adeptos do Caminho. Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, de repente viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia:"Saul, Saul por que me persegues?" Saulo perguntou: "Quem és tu Senhor?" A voz respondeu:"Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo, Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer" Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então tomaram-no pela mão e o fizeram entrar em Damasco. Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu e nem bebeu.
Em Damasco, havia um discípulo de nome Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" Ele respondeu:"Aqui estou Senhor!" O Senhor lhe disse:"Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso, chamado Saulo. Ele está em oração, e acaba de ver, em visão, alguém que se chama Ananias entrar e impor-lhes as mão para que recupere a vista" Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus santos que estão em Jerusalém. E aqui, em Damasco, ele tem plenos poderes, da parte dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome" Mas o Senhor disse a Ananias:"Vai, porque este homem é um instrumento que escolhi para levar o meu nome às nações pagãs e aos reis, e tambem aos israelitas. Pois eu vou lhe mostraro quanto ele deve sofre pelo meu nome." Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs-lhe as mãos. dizendo: "Saul, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas pela estrada, mandou-me aqui para que tu recobres a vista e fiques cheio do Espirito Santo" Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas, e ele recobrou a vista. Em seguida, levantou-se e foi batizado.Depois alimentou-se e recuperou as forças. Saulo passou alguns dias com os discípulos que havia em Damasco e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. Os ouvintes ficaram perplexos e comentavam:" Não é este o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam esse Nome? E não veio aqui, exatamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes?Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demostrando que Jesus é o Cristo.