Salmos 55

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On domingo, 12 de dezembro de 2010 at 21:20



Ó Deus, escuta a minha oração, não rejeites minha súplica presta-me atenção e atende-me. Estou ansioso na minha tristeza e me perturbo pelo grito do inimigo, pelo clamor do malvado.  Pois sobre mim fazem cair desgraças, me perseguem com furor  Meu coração treme no meu peito e terrores mortais se abateram sobre mim.  Temor e tremor me invadem e me oprime o horror. Então digo: “Ah! Se eu tivesse asas como a pomba para voar em busca de descanso!                Fugiria para longe, iria morar no deserto,   buscaria um lugar de refúgio, protegido da fúria do vento, longe de qualquer tempestade”. Dispersa-os, Senhor, confunde suas línguas. Vejo na cidade violência e discórdia:  dia e noite circulam sobre seus muros, dentro há iniqüidade e tormento.   Insídias reinam no seu interior e não cessam em suas praças a opressão e a fraude. Se fosse um inimigo que me insultasse, eu agüentaria; se fosse um adversário que se levantasse contra mim, me esconderia dele.  Mas és tu, meu companheiro, meu amigo e confidente;  uma doce amizade nos unia, na casa de Deus caminhávamos alegres.   Que a morte caia sobre eles, que desçam vivos ao lugar dos mortos, pois a maldade mora com eles. Eu invoco a Deus e o SENHOR me salva. De tarde, de manhã e ao meio-dia lamento-me e suspiro, e ele escuta minha voz;   vai me dar a paz, livrando-me dos que me combatem: pois meus adversários são tantos! Deus me escuta e os humilha, ele que domina desde sempre. Pois para eles não há conversão, eles não têm temor a Deus.   E cada qual estendeu a mão contra seus aliados, violou sua aliança.  Mais macia que a manteiga é sua boca, mas no coração têm a guerra; mais fluidas que o óleo são suas palavras, mas são espadas afiadas.            “Entrega ao SENHOR tua ansiedade e ele te dará apoio, nunca permitirá que vacile o justo”. Tu, ó Deus, os precipitarás no fundo do sepulcro; os homens sanguinários e fraudulentos; não chegarão à metade dos seus dias. Mas eu em ti confio.

Salmos 23

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On at 21:03




O SENHOR é o meu pastor, nada me falta.         
Ele me faz descansar em verdes prados, a águas tranqüilas me conduz. Restaura minhas forças, guia-me pelo caminho certo, por amor do seu nome. Se eu tiver de andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás. O teu bastão e teu cajado me dão segurança.     Diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos; unges com óleo minha cabeça, meu cálice transborda. Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida e vou morar na casa do Senhor por muitíssimos anos.

Primeira Leitura

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On at 12:10





Alegrem-se o deserto e a terra seca, dance o chão duro, florido como a palma.         Que se cubra de flores, dance e comemore, pois Deus lhe deu o esplendor do Líbano, a beleza do Carmelo e do Saron. Eles hão de ver a glória do SENHOR, a majestade do nosso Deus.    Fortalecei esses braços cansados, firmai os joelhos vacilantes.    Dizei aos aflitos: “Coragem! Nada de medo! Aí está o vosso Deus, é a vingança que chega, é o pagamento de Deus, ele vem para vos salvar!” Então, os olhos dos cegos vão se abrir e abrem-se também os ouvidos dos surdos. Então os aleijados vão pular como cabritos e a língua dos mudos entoará um cântico, porque águas vão correr no deserto, rios na terra seca.         Os que foram resgatados pelo SENHOR voltarão e chegarão a Sião cantando louvores, cobertos de alegria sem fim. Alcançaram a felicidade e o prazer, a dor e a tristeza foram-se embora.  

Evangelho

Postado por Fifa | Marcadores: | Posted On at 12:06



Faz justiça aos oprimidos, dá alimento a quem tem fome. O SENHOR livra os prisioneiros, o SENHOR devolve a vista aos cegos, o SENHOR levanta quem caiu, o SENHOR ama os justos, o SENHOR protege os estrangeiros, ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.       O SENHOR reina para sempre, o teu Deus, Sião, por todas as gerações. Aleluia! 

Segunda Leitura
Irmãos, tende paciência até a vinda do Senhor. Olhai o agricultor: ele espera com paciência o precioso fruto da terra, até cair a chuva do outono ou da primavera.  Também vós, exercei paciência e firmai vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.  Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas.   Irmãos, tomai por modelo de paciência nos maus-tratos os profetas, que falaram em nome do Senhor.

Evangelho
Ora, João Batista, estando na prisão, ouviu falar das obras do Cristo e mandou alguns   para lhe perguntar: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”       Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:   cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito!”          Enquanto os enviados se afastavam, Jesus começou a falar às multidões sobre João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?              Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Olhai, os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.   Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que profeta.    Este é de quem está escrito: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti’.               Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.   
Powered by beta.joggle.com