sábado, 10 de julho de 2010

Filêmon, 1

Paulo, prisioneiro do Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a Filêmon, nosso amado colaborador, à irmã Ápia e a Arquipo, nosso companheiro de luta, e à Igreja que se reúne em tua casa: para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Dou continuamente graças a meu Deus, fazendo menção de ti em minhas orações, pois ouço falar do teu amor e da tua fé, fé no Senhor Jesus e amor para com todos os santos.
Que a tua comunhão na fé seja eficaz, fazendo-te conhecer todo o bem que somos capazes de realizar para o Cristo.
De fato, tive grande alegria e consolação por causa do teu amor fraterno, pois reconfortaste o coração dos santos, ó irmão.
Por isso, embora em Cristo eu me sinta muito à vontade para te ordenar o que deves fazer, prefiro apelar ao teu amor. Eu, Paulo, na condição de idoso e, agora, também, prisioneiro no Cristo Jesus, faço-te um pedido em favor do meu filho Onésimo, a quem gerei na prisão.
Outrora, ele te foi inútil mas, agora, ele é útil a ti e a mim.
Eu o estou mandando de volta para ti: ele é como que o meu próprio coração.
Gostaria de retê-lo junto de mim, para que, em teu lugar, ele me servisse, enquanto carrego estas correntes por causa do evangelho.

Rute, 3


Ele disse: “Que tu sejas abençoada pelo SENHOR, minha filha. Tu fizeste que este teu último ato de bondade fosse melhor ainda que o primeiro. Não saíste à procura de jovens, quer pobres, quer ricos.
Pois, então, minha filha, não te preocupes, tudo o que disseste eu farei. A praça inteira do meu povo sabe que és uma mulher de valor.
Pois, então, é verdade que eu sou redentor, existe porém um redentor mais próximo que eu.
Passa esta noite aqui, amanhã, se ele quiser assumir o papel de redentor teu, tudo bem, que o faça. Se não quiser, porém, juro pela vida do SENHOR, eu serei o teu redentor. Agora dorme até o amanhecer!”

Jonas, 2


O SENHOR providenciou um peixe bem grande para engolir Jonas, que ficou na barriga desse peixe por três dias e três noites.
De dentro da barriga do peixe, Jonas dirigiu ao SENHOR esta oração:
“Na minha angústia invoquei o SENHOR e ele me atendeu. Já no ventre da Morte, pedi tua ajuda e ouviste a minha voz.
Tu me afundaste no coração do mar, um rio me encobriu. Passaram sobre mim tuas ondas e redemoinhos.
Pensei, então: ‘Fui expulso da presença do teu olhar, mas voltarei a admirar a beleza de teu santo templo’.
Por todos os lados a água me sobe até o pescoço, o abismo me circunda, algas se agarram à minha cabeça.
Desci até as raízes das montanhas, até debaixo da terra, trancada por cima de mim para sempre! Mas tiraste da fossa minha vida, SENHOR, meu Deus.
Quando ia perdendo toda esperança, lembrei-me do SENHOR, e minha oração pode chegar até ti no teu santo templo.
Os que cultuam os ídolos tolos esquecem seu compromisso, eu, porém, com cânticos de louvor é a ti que presto o meu culto, cumprindo a minha promessa. Do SENHOR é que vem a salvação”.
O SENHOR mandou, então, ao peixe que vomitasse Jonas em terra firme.

São Judas, 1


Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e guardados para Jesus Cristo:  a vós, misericórdia, paz e amor em abundância!
Caríssimos, enquanto eu estava todo empenhado em escrever-vos a respeito da nossa comum salvação, senti a necessidade de mandar-vos uma exortação a fim de lutardes pela fé, que, uma vez para sempre, foi transmitida aos santos.
É que se insinuaram certas pessoas, das quais desde há muito estava escrito o seguinte juízo: ímpios que abusam da graça do nosso Deus para a devassidão e negam o nosso único soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Vós, porém, caríssimos, lembrai-vos das palavras preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo,
que vos diziam: “Nos últimos tempos aparecerão zombadores, vivendo ao sabor de suas ímpias paixões”.
São eles que provocam divisões. São vulgares e não têm o Espírito.
Vós, porém, caríssimos, edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo,
de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
E aos que estão com dúvidas, tratai com misericórdia.
A certos outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis compadecer-vos, mas com temor, evitando até a roupa que a carne deles contaminou.
Àquele que é capaz de guardar-vos sem pecado e de apresentar-vos irrepreensíveis e jubilosos perante a sua glória, ao Deus único, que nos salva por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor: glória, majestade, domínio e poder, desde antes de todos os séculos, e agora e por todos os séculos. Amém.

João 4, 1-15

Jesus soube que os fariseus ouviram dizer que ele reunia mais discípulos e batizava mais do que João  se bem que Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos.
Por isso, saiu da Judéia e voltou para a Galiléia.
Era preciso que ele passasse pela Samaria.
Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José.
Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio dia.
Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!”
Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer.
A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.
Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.
A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?
Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?”
Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo;   mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.
A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”.

Filipenses 1, 8-21


A ternura do Cristo Jesus.

Deus é testemunha de que tenho saudades de todos vós, com a ternura do Cristo Jesus.
E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça ainda, e cada vez mais, em conhecimento e em toda percepção,  para discernirdes o que é melhor. Assim, estareis puros e sem nenhuma culpa para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
Irmãos, faço questão de que saibais o seguinte: o que me aconteceu tem antes contribuído para o progresso do Evangelho.
Com efeito, em todo o pretório e em toda a parte, se ficou sabendo que eu estou na prisão por causa de Cristo.
E a maioria dos irmãos, encorajada no Senhor pela minha prisão, redobra de audácia, proclamando sem medo a Palavra.
Alguns, é verdade, o fazem por inveja e rivalidade, mas outros proclamam a Cristo com boa intenção.
Estes agem por amor, sabendo que tenho a missão de defender o Evangelho.
Aqueles, porém, não anunciam Cristo com honestidade, mas por ambição, visando agravar meu sofrimento na prisão.
Mas, que importa? De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo está sendo anunciado, e com isso eu me alegro. Mais: sempre me alegrarei,  pois sei que isto contribuirá para minha salvação, graças às vossas preces e à assistência do Espírito de Jesus Cristo.
A minha expectativa e esperança é de que não vou perder a causa, em qualquer hipótese. Pelo contrário, conservarei toda a minha segurança e, como sempre, também agora Cristo será engrandecido no meu corpo, quer eu escape da morte, quer não.
Para mim, de fato, o viver é Cristo e o morrer, lucro.

II Timóteo 2, 1-15

Fortalece-te na graça do Cristo Jesus.

Então, meu filho, fortalece-te na graça do Cristo Jesus.
O que ouviste de mim na presença de numerosas testemunhas, transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de ensinar a outros.
Como bom soldado do Cristo Jesus, assume a tua parte de sofrimento.
Ninguém que esteja engajado no serviço das armas se embaraça nos negócios da vida civil, se deseja agradar a quem o alistou.
Igualmente o atleta, na luta esportiva, só recebe a coroa, se lutar segundo as regras.
O agricultor, que enfrenta o trabalho duro, deve ser o primeiro a participar dos frutos.
Entende bem o que estou dizendo. Aliás, o Senhor te fará entender tudo isso.
Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho.
Por ele, eu tenho sofrido até ser acorrentado como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está acorrentada.
Portanto, é por isto que tudo suporto, por causa dos eleitos, para que eles também alcancem a salvação que está no Cristo Jesus com a glória eterna.
É digna de fé esta palavra: Se † já morremos com ele, também com ele viveremos;  se resistimos com ele, também com ele reinaremos; se o negarmos, ele também nos negará; se lhe somos infiéis, ele, no entanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Recorda estas coisas, conjurando diante de Deus que se evitem contendas de palavras. Estas não têm nenhuma utilidade, servindo apenas para a perdição dos que as ouvem.
Esforça-te por te apresentares a Deus como homem provado, como operário que não tem de que se envergonhar e que comunica a palavra da verdade com exatidão.

Abdias, 1

Ouvimos uma mensagem vinda do SENHOR....



Não fiques olhando para o dia infeliz do teu irmão, não fiques rindo dos filhos de Judá no dia da desgraça, não te engrandeças no dia da humilhação deles, não entres pelas portas do meu povo no seu dia trágico, não fiques olhando para o sofrimento dele no seu dia de angústia, não metas a mão nas riquezas dele no dia da sua derrota.

Pois o dia do Senhor está chegando para todas as nações! Como fizeste aos outros, será feito contigo! Os atos que praticaste cairão sobre tua cabeça!

Vitoriosos subirão o monte Sião para dali governar a montanha de Esaú. E o reinado pertencerá ao SENHOR!