quinta-feira, 22 de julho de 2010

Orações


Necessidade da oração


Deus sabe como a oração é útil para conservar a humildade e para exercer a confiança.
São Francisco de Assis já dizia que sem a oração, nunca pode uma alma produzir bons frutos.
Rezemos orações curtas, mas fervorosas!


Para viver livre da preocupação

Graças Te dou, ó Pai, porque me libertaste do império das trevas e me transportastes para o Reino do Filho do Teu amor, no qual tenho a redenção, a remissão dos meus pecados.
Sou parte do Teu Reino e quero viver de acordo com suas bênçãos.
Recuso-me, portanto, a viver preocupado e preso às inquietações do presente século, pois o Espírito da vida em Cristo Jesus, livrou-me da lei do pecado e da morte.
Não fico ansioso por coisa alguma, mas em cada circunstância e em tudo, pela oração e petição, com ações de graças, continuo a fazer conhecidos a Ti, os meus desejos.
Lanço meu fardo sobre Ti, sabendo que me sustentarás; nunca permitirás que o justo seja abalado.
Deleito-me em Ti, Senhor, e concedes os desejos do meu coração.
Entrego a Ti o meu caminho, confio em Ti e Tudo farás.
Pai, eu me humilho debaixo da Tua potente mão, para que a seu tempo me exaltes, lançando todos os meus cuidados, ansiedades e preocupações, de uma vez por todas, sobre Ti, porque cuidas de mim com amor e desvelo.
Graças Te dou por poder viver de cuidados:
Eu sei em Quem tenho crido, e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia.
Tu aperfeiçoarás o que me diz respeito
Exerço domínio sobre os meus pensamentos e me levanto contra todo pensamento, argumento, teoria, raciocínio, imagem e Tudo o que se ergue contra o conhecimento de Deus, levando-os cativos à obediência a Cristo.
Deixo todo o embaraço do pecado da ansiedade que tantas vezes tenta me enlaçar, e corro com perseverança a carreira do descanso em Ti, meu Deus, que me foi proposta, fitando os olhos em Jesus, o autor e consumador da minha fé.
Pai, determino vigiar os meus pensamentos.
Só permito que os ocupe tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor.
Livre de preocupação desfruto a Tua paz que excede todo o entendimento e guarda o meu coração e os meus pensamentos em Cristo Jesus.
Creio em ti, Senhor, pelo que o meu coração não se turbe. Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores!

Passagem Biblica

UM SINAL A MEU FAVOR

Dá-me um sinal de benevolência para meus inimigos vejam
e fiquem envergonhados.
Porque tu, Senhor, me socorreste e consolaste.

Arca de Noé foi um sinal de benevolência. Um sinal é a marca de uma aliança entre duas pessoas, e serve para recordar uma promessa feita. Quando Davi passou por experiências dolorosas, ele me pediu um tal sinal. Tu já possuis todas as minhas promessas, mas em certos momentos de grande dificuldade, precisas de um gesto especial de minha parte, algo que te indique que não esqueci do meu compromisso contigo e que realizarei tudo o que prometi. É chegado o tempo de me pedires que operes um sinal em meu favor. Circunstâncias difíceis têm assaltado tua alma, teu coração está partido, perdeste a confiança de teus amigos e ente queridos. Esta tentado a duvidar de minhas promessas. Agora é tempo de me pedir um sinal favorável. Não apenas este sinal te abençoará, te ajudará e encorajará, mas será também um sinal para os que te combatem, se opõem a ti, te detestam talvez porque eu esteja contigo. Aquele sinal os deixará envergonhados. Eu prometi operar um sinal em teu favor em face de teus inimigos. Davi dizia:
 diante de mim preparas uma mesa aos olhos de meus inimigos.
Gosto especialmente de abençoar e honrar meus bem-amados em presença de seus inimigos. Fiz isto por Isaac, por Jacó, por José, por Mardoqueu e por muitos outros ainda. Farei o mesmo por ti. Teus adversários não são mais poderosos que os deles. Olha para mim. Eu sou a resposta a teus problemas. Eu te amo. Eu te salvarei e te libertarei. Eu jamais minto. Pede-me um sinal em teu favor e isto será feito. Como a noiva escolhe o anel de noivado, sinal do casamento que se aproxima, mando que escolhas um sinal de aliança. Ora e busca minha face para encontra-ló, depois acredita que receberás. Saberás que muitos milagres irão se realizar e ficarás reconfortado, pois verás que eu fui o teu socorro.

João 4, 1-26

Jesus soube que os fariseus ouviram dizer que ele reunia mais discípulos e batizava mais do que João  se bem que Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos.
Por isso, saiu da Judéia e voltou para a Galiléia.
Era preciso que ele passasse pela Samaria.
Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José.
Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio dia.
Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!”
Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer.
A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.
Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”.
A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva?
Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?”

Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo;  mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.

A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”.
Ele lhe disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui!”
“Eu não tenho marido”, respondeu a mulher. Ao que Jesus retrucou: “Disseste bem que não tens marido.
De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade”.
A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta!
Os nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis que em Jerusalém está o lugar em que se deve adorar”.
Jesus lhe respondeu: “Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura.
Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”.
A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias ( isto é, o Cristo ); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”.
Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo”.

Santa Maria Madalena



Maria Madalena é uma personagem feminina do Novo Testamento. Provavelmente natural de Magdala (daí o nome Madalena), foi uma das "piedosas mulheres" que acompanhavam Jesus, que a havia libertado de sete demônios. Assistiu à crucifixão e à deposição de Cristo e foi testemunha da Ressurreição do Mestre. Tradicionalmente é identificada com a anônima "pecadora arrependida" de que fala Lucas, aquela que perfumou os pés de Jesus, banhou-os com suas lágrimas e enxugou-os com os próprios cabelos; a sua figura representa, para a cristandade, o símbolo da penitente. Arrependida sinceramente de suas faltas passadas, esteve ao lado de Nossa Senhora aos pés da Cruz, no alto do Calvário. Mereceu a graça de ser a primeira a reconhecer Nosso Senhor no Domingo de Aleluia e anunciou aos Apóstolos a Ressurreição. Segundo antiga tradição, foi morrer no sul da França, com seus irmãos Lázaro e Marta.

Santa Maria Madalena rogai por nós.