terça-feira, 30 de novembro de 2010

Salmos Transcritos







Temos de saber equilibrar a vida, pois os extremos dificultam a harmonia. Recordo de Ti, Senhor, medito em todas as Tuas ações, reflito sobre a obra de Tuas mãos e percebo que a minha vida é sedenta de Ti. Faze-me ouvir o Teu amor pela manhã, pois em Ti confio. Indica-me o caminho a seguir, pois a minha alma me eleva a Ti. Livra-me de todo mal, pois Tu és o meu refúgio. Ensina-me a cumprir a Tua vontade, pois Tu és o único Deus. Conduza-me por terra aplainada seguindo Teu bom espírito. Conserva-me vivo, livrando-me de toda angústia.  Seja moderado nos seus atos. A mente equilibrada é capaz de discernir as consequências de suas atitudes e decidir pela melhor solução dos problemas. Nem o mais delicioso mel pode ser consumido em abundância, o exagero nos desvirtua, nos intoxica, nos confunde e a escassez enfraquece a nossa alma.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos



Não criando ilusões, nunca seremos desiludidos.Exponho a Deus o meu lamento e a minha angústia, pois meu alento desfalece e Deus conhece todos os caminhos; os mais seguros, os mais difíceis. Mesmo que ninguém me dê refúgio ou abrigo, Deus é meu refúgio e minha parte na terra da vida. Deus me liberta da perseguição e da prisão e logo todos os justos e retos estarão novamente ao meu redor e reconhecerão em Deus o bem que você recebeu pela sua fé.
Dê o melhor de si; não espere nada em troca. Quando esperamos alguma coisa de alguém, criamos expectativa, por isso sofremos. Quando nada esperamos, tudo passa a ser um presente.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos





O homem prudente conhece as suas limitações e a sua capacidade. Elevo a minha prece a Deus, e como incenso que sobe à Sua presença, minhas mãos se erguem como oferta vespertina em Sua direção. Guarda a minha boca para que ela não pronuncie nenhum mal, que ela seja uma sentinela aos meus lábios. Impede meu coração de se inclinar para o mal e cometer injustiças. Corrige os meus erros através dos Teus exemplos de amor e fé. Guarda-me de todas as armadilhas e não me deixes indefeso. Que eu possa sempre escapar e permanecer em liberdade.
Comprometa-se apenas com o que você puder realizar e não prometa nada que não possa cumprir. As promessas são as dívidas mais caras que se pode contrair. O homem prudente tem tempo de ver o buraco, antes de cair dentro dele.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

domingo, 28 de novembro de 2010

Evangelho



Primeira Leitura
Visão de Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.      Acontecerá, nos últimos tempos, que a montanha da Casa do SENHOR estará plantada bem firme no topo das montanhas, dominando os mais altos morros. Para lá acorrerão as nações todas,          povos numerosos irão, dizendo: “Vinde! Vamos subir à montanha do SENHOR! Vamos ao Templo do Deus de Jacó. Ele nos vai mostrar a sua estrada e nós vamos trilhar os seus caminhos.” Pois de Sião sai o ensinamento, de Jerusalém vem a palavra do SENHOR.     Às nações ele dará a sentença, decisão para povos numerosos: devem fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices. Nenhuma nação pegará em armas contra a outra e nunca mais se treinarão para a guerra.  Casa de Jacó, vinde, vamos caminhar à luz do SENHOR!”
Salmo Responsorial 
Fiquei alegre, quando me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!”    E agora se detêm nossos pés às tuas portas, Jerusalém!   Jerusalém é construída como cidade sólida e compacta. É para lá que sobem as tribos, as tribos do SENHOR, segundo a lei de Israel, para louvar o nome do SENHOR.    Pois lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa de Davi.Desejai a paz para Jerusalém: vivam em paz os que te amam;  haja paz nos teus muros, segurança nos teus palácios.         Por amor a meus irmãos e a meus amigos eu direi: “Paz para ti!”            Por amor à casa do SENHOR, nosso Deus, te desejo a felicidade.
Segunda Leitura
Sabeis em que momento estamos: já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.          A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz.     Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades.            Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.
Evangelho
“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.        Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.  Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado.        Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.    Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.  “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada.  Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.   

sábado, 27 de novembro de 2010

Primeira Leitura





Ele mostrou-me um rio de água vivificante, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro.    No meio da praça e em ambas as margens do rio cresce a árvore da vida, frutificando doze vezes por ano, produzindo cada mês o seu fruto, e suas folhas servem para curar as nações.  Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto.  Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade.     Então ele me disse: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.

Salmo Responsorial



Vinde, exultemos no SENHOR, aclamemos o Rochedo que nos salva,  vamos a ele com ações de graças, vamos aclamá-lo com hinos de alegria.  Pois o SENHOR é um grande Deus, grande rei acima de todos os deuses.     Na sua mão estão os abismos da terra, são suas as alturas dos montes.  É dele o mar, pois foi ele que o fez, e também a terra firme, que suas mãos formaram.   
Vinde, prostrados adoremos, de joelhos diante do Senhor que nos criou.  Ele é o nosso Deus, e nós o povo sob seu governo, o rebanho que ele conduz.     

Salmos Transcritos







A união é o fortalecimento das almas. Como é bom e agradável vivermos unidos como irmãos. A união gera um bem-estar, é como o orvalho que desce pelos montes pela manhã, e como o óleo fino e liso que desce pela cabeça e pelo corpo, aromatizando e purificando. União é sinônimo de vida e bênção para sempre. A comunhão cria um vínculo invisível de ajuda, solidariedade, amor e igualdade que fortalece e dá continuidade à vida.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos







Bênção, aquele que crê recebe a bênção e a graça divina.
Bendito seja Deus para sempre.
Ele o abençoa em qualquer tempo ou lugar.
Nos montes nas colinas nos mares, no céu e na terra, de dia e à noite o Seu poder se estenderá e o abençoará.
Deus o ouvirá diante do céu ou diante do mar. Onde você estiver Ele estará. Se deseja falar com Deus, entre no seu quarto, permaneça em silêncio, pois Ele ouvirá seu coração. O silêncio traz mais respostas que uma multidão e a contemplação vale mais que mil palavras 
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos







Descanse o espírito e o corpo se revitalizará. Não importa quão cansado possa estar nesse momento, não entre em sua casa, nem suba em sua cama para repouso, nem dê descanso aos seus olhos, enquanto não der em seu coração um lugar para Deus.
Aquele que mantém aliança com Deus fará brotar o vigor em sua vida que acenderá seu caminho tal qual a lâmpada que brilha, terá lugar onde habitar, terá provisão com largueza e a fome saciada, suas vestimentas serão como de uma festa de gala e você obterá bênção eterna.
Seja constante em tudo que fizer, sem exageros e sem ociosidade. Para combatermos a fadiga, precisamos manter o ânimo, e carregar conosco o bastão da fé para nos apoiar.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

domingo, 21 de novembro de 2010

Salmos Transcritos


Acalma a sua alma que seu desejo se manifestará na medida da sua precisão.Coloque sua esperança em Deus agora e sempre! Que o seu coração não seja ambicioso, seus olhos não sejam altaneiros, procure não andar apenas para atrás de grandezas e de maravilhas que o ultrapassem. Por vezes temos de calar alguns desejos, assim como a criança aceita deixar de amamentar no seio de sua mãe!
A pressa leva à imperfeição, Quando tiver de realizar uma tarefa, dedique-se a ela quanto tempo for preciso, e realize-a com satisfação, pois obterá o resultado almejado. Mantenha a calma em qualquer circunstância, pois perder o controle significa perder a razão diante da situação. Não tenha pressa para realizar um desejo, pois o melhor vinho aguarda pacientemente a sua fermentação.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos

Reconhecer um erro é um ato de dignidade.
Assumir um erro é um ato de nobreza.
Reparar um erro é um ato de grandeza.


Remissão, Resgate a sua fé e reabilite-se para a vida.
Senhor, ouve o meu pedido por uma graça. Não leves em conta todas as nossas faltas, mas que de Ti venha o perdão de todas elas. Minha alma espera e aguarda uma palavra que me conforte, aguardo por Ti mais que a aurora, pois de Deus vem a graça e a redenção em abundância. Deus nos redime de todas as culpas.
Diante da dignidade, da nobreza e da grandeza do espírito o erro se dissipa, e Deus perdoa.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos





Prosperidade, abundância de vida alegria. Feliz quem crê em Deus e anda em Seus caminhos. Seu alimento virá do trabalho de suas próprias mãos, e você será tranquilo e feliz. Sua esposa será como a vinha fecunda na intimidade do seu lar. Seus filhos serão saudáveis e como frutos da oliveira em torno da sua mesa. Essa é a recompensa do homem de bem, que terá prosperidade por todos os dias de sua vida e verá os filhos de seus filhos. Paz e prosperidade a você!
O homem que deseja prosperar deve se preocupar, primeiro com a mente e com o espírito que são o primeiro degrau da, prosperidade. 
Como a mente e o espírito em sintonia, obtemos a saúde perfeita, o raciocínio lógico, a criatividade, a disposição para o trabalho e consequentemente a prosperidade plena.

Salmos Transcritos







Não insista, apenas persista na busca do seu objetivo real. Os tempos já foram mais difíceis, foram tempos de opressão. Oprimiram-me desde a juventude, mas eu resisti. O senso de liberdade e justiça nos mantém eretos e não permite que nos dobremos. Deus com Sua justiça nos mantém eretos e não permite que nos dobremos. Deus com Sua justiça arranca o Laço dos injustos, que voltam para trás. Nós seguimos adiante, não secamos como ervas esquecidas no telhado, nem perdemos a colheita. Com Deus seremos abençoados e todos os que passarem enxergarão a nossa vitória!
Não force as coisas ou as situações; deixe a vida fluir naturalmente. cuide apenas de focar o seu objetivo. Todos os dias as flores nascem e não é preciso que forcemos o abrir de seus botões.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

sábado, 20 de novembro de 2010

Salmos Transcritos







Discernimento, Saiba separar o joio do trigo. Aqueles que confiam em Deus são como o monte Sião, que não se abalam e permanecem firmes para sempre. Assim como a cidade que é rodeada de montanhas está protegida por elas, assim Deus nos envolve com Sua proteção. Deus protege os bons, os justos e os de coração reto, mas acolhe com justiça os que se desviam por trilhas tortuosas. Ao homem foi dado raciocínio e inteligência, para que ele veja as maravilhas da criação e possa discernir o caminho de Deus, que é o caminho da vida. Foi dada a intuição para que ele sinta a presença divina e a manifestação de Deus em cada grão e em toda a dimensão. 
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos

"O pão nosso de cada dia dai-nos hoje!"


Todo trabalho é em vão se Deus não está junto na construção. De nada adianta você madrugar ou se deitar tarde da noite, para obter o pão com duros trabalhos, e esquecer que Deus nos alimenta até quando estamos dormindo. O maior salário que obtemos vem do fruto do nosso ventre, que são os filhos que recebemos como herança. Durante a infância nos ensinam a doação, e na juventude são como flechas na conquista da vitória. Tenha muitos filhos e terá muitos aliados.
Seja mais pronto a dar do que reter.
Seja mais atento do que impaciente
Seja mais austero que relaxado.
Seja mais pronto a ouvir que a dar ordens.
Seja mais complacente que condescendente
Seja mais alegre do que derrotado
Considere o falar, mas almeje o calar.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos



Preocupação, quando ocupamos nossa mente com acontecimentos futuros, deixamos de viver bem o momento presente. Olhamos para o céu e para as montanhas e buscamos socorro. O nosso socorro vem sempre de Deus que realiza todos os nossos projetos. Ele não nos deixa tropeçar e jamais descansa ou dorme, está sempre atento e em guarda. Durante o dia Ele não deixa que o sol nos fira e à noite Ele nos protege da escuridão. Ele nos livra do mal e guarda nossa vida, vigia todas as nossas entradas e saídas.
Quando nos preocupamos, perdemos a tranquilidade e preenchemos a mente com suposições e possibilidades. Quando colocamos a nossa vontade na  vontade de Deus e acreditamos que Ele nos reserva o melhor, deixamos de nos preocupar com os acontecimentos futuros e ficamos livres para as tarefas do AGORA.


Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Salmos Transcritos

AGRADECER É UM ATO DE AMOR

Agradeço a Deus, de todo coração, a presença dos Anjos que Ele enviou com as Suas canções.
Agradeço o Seu amor, pois a Sua promessa é maior que  qualquer fama.
Agradeço pela força que faz brotar dentro de mim nos momentos difíceis.
Agradeço, pois ele olha pelos humildes e como é sublime o Seu olhar. 
Agradeço, pois Ele me conserva a vida, quando caminho entre perigos.
Agradeço, pois Ele me estende o braço e me conforta como pai, mesmo quando todos esquecem de mim.
Agradeço, pois o amor de Deus por mim é eterno.
Agradeça a Deus, pois Ele lhe dá tudo quanto necessita, e não apenas tudo quanto deseja.
Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

Salmos Transcritos


Ainda que a saudade doa dentro do peito, agradeça-a, pois só a sentimos quando tivemos momentos felizes.
Quantas vezes sentamos e choramos de saudade de alguém ou de algum lugar. Encostamos nossas harpas e perguntamos como cantar tão distante daqueles que amamos. Sentimos saudades da nossa terra, da nossa música do nosso povo.
Temos de ser fiéis a tudo que vivenciamos e não esquecer da terra e do povo que sempre nos acolheu. Se a saudade bater à sua porta, deixa-a entrar, pois ela é a alegria de momentos já vividos, a certeza de que fomos amados e de que nunca seremos esquecidos.

Fonte: Livro Espelho da Alma - Nivea Mallia Cittadino

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Evangelho



Feliz quem não segue o conselho dos maus, não anda pelo caminho dos pecadores nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei do SENHOR encontra sua alegria e nela medita dia e noite.  Ele será como uma árvore plantada à beira de um riacho, que dá fruto no devido tempo; suas folhas nunca murcham; e em tudo quanto faz sempre tem êxito. Os maus, porém, não são assim; são como a palha carregada pelo vento.        Pois o SENHOR protege a caminhada dos justos, mas o caminho dos maus leva à desgraça.        


Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola.                Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo.            
Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”.   O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”   As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”  Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou:           “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”.  Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”.         
No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.                

Leituras do dia



Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe confiou para que mostrasse aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus a comunicou, através do seu anjo, ao seu servo João. Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo.Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras da profecia e põem em prática o que nela está escrito. Pois o tempo está próximo.          
João, às sete Igrejas que estão na Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele ‘que é, que era e que vem’; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono † de Deus;  “Ao anjo da Igreja que está em Éfeso, escreve: ‘Assim fala aquele que segura na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro:       
Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua constância. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e descobriste que são mentirosos.        
És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste.  Mas tenho contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei e removerei o teu candelabro do seu lugar.

Colossenses,

Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Digo-vos isso para que ninguém vos engane com discursos sedutores.     
Porque, embora corporalmente distante, estou presente a vós em espírito, e me alegro em ver a firmeza da vossa fé em Cristo.   Como (de nossa pregação) recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, enraizados e edificados nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão!  Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo.  Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.  Tendes tudo plenamente nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.   Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal.   Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.    Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz.     Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.   Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados.                
Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. A realidade é Cristo. Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida, sob pretexto de humildade e culto dos anjos. Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu espírito materialista,  não se mantêm unidas à Cabeça, da qual todo o corpo, pela união das junturas e articulações, se alimenta e cresce conforme um crescimento disposto por Deus.  Se em Cristo estais mortos aos princípios deste mundo, por que ainda vos deixais impor proibições, como se vivêsseis no mundo?   Não pegues! Não proves! Não toques!,  proibições estas que se tornam perniciosas pelo uso que delas se faz, e que não passam de normas e doutrinas humanas.     
Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, enquanto exibem culto voluntário, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne.         

domingo, 14 de novembro de 2010

Evangelho



Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:  “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.  Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”    Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’, e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não andeis atrás dessa gente!   Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.                E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino.     Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu.   Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome.  Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa,porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.   Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão.  Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis † salvar a vossa vida!


II Leitura,



Sabeis muito bem como deveis imitar-nos, porque não vivemos entre vós de maneira desordenada. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, enfrentamos um trabalho penoso e cansativo, de noite e de dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.  Não que não tivéssemos esse direito, mas queríamos apresentar-nos como um modelo a ser imitado.  Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar também não coma”.  Ora, temos ouvido falar que, entre vós, há alguns vivendo desordenadamente, sem fazer nada, mas intrometendo-se em tudo.        A essas pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e, assim, comam o seu próprio pão.     

Leituras do dia



Pois eis que o Dia há de chegar, como forno aceso a queimar. Os atrevidos, os que praticam injustiças, o Dia que há de vir, como palha, vai incendiar — diz o SENHOR dos exércitos —, sem deixar-lhes sobrar nem raízes nem ramos.  Mas para vós que tendes o meu temor, o sol da justiça há de nascer, trazendo o alívio em suas asas. Saireis saltando livres como bezerros do curral.           



Cantai ao SENHOR com a harpa, com a harpa e com o som dos instrumentos;   com a trombeta e ao som da corneta exultai diante do rei, o SENHOR.               Ressoe o mar, e o que ele encerra, o mundo e seus habitantes.           Os rios batam palmas, juntas exultem as montanhas diante do SENHOR pois ele vem, pois ele vem julgar a terra.   Julgará o mundo com justiça e os povos com retidão.  

sábado, 13 de novembro de 2010

Marcos, 1

Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías  Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas   João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.  E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.   João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.  Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.  Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão.  No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele.  E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."  E logo o Espírito o impeliu para o deserto.  Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam.  Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:  "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."  Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.   Jesus disse-lhes: "Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens." Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no. Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.  Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.  Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.  Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.  Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:  "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!" O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.  Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: "Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!"     A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia   Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André.  A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.                Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.    À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio.        Toda a cidade estava reunida diante da porta.  Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.                De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.  Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.   Encontraram-no e disseram-lhe: "Todos te procuram."   E ele respondeu-lhes: "Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim."           Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galiléia, e expulsando os demônios.  Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."        Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado." E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.         Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:  "Vê que não o digas a ninguém; mas vai,mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."  Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.