domingo, 26 de dezembro de 2010

MENSAGEM

Evangelho




Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu  avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo               José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito;  e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.  Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,     e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino”. Ele levantou-se, com o menino e a mãe, e entrou na terra de Israel.  Mas quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galiléia  e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”.             

sagrada_familia 2



Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, vesti-vos com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência;     suportai-vos uns aos outros e, se um tiver motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós.   Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfeição.           Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos.      Que a palavra de Cristo habite em vós com abundância. Com toda a sabedoria, instruí-vos e aconselhai-vos uns aos outros. Movidos pela graça, cantai a Deus, em vossos corações, com salmos, hinos e cânticos inspirados pelo Espírito.  E tudo o que disserdes ou fizerdes, que seja sempre no nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus Pai. Mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai vossas esposas e não sejais ásperos com elas. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isto agrada ao Senhor.    Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não percam o ânimo.

Primeira Leitura




Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.  Quem honra seu pai intercederá pelos pecados, * { evitará cair neles e será ouvido na oração quotidiana.  Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. Quem honra seu pai terá alegria em seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.   Não te glories da injúria sofrida por teu pai, pois não é glória para ti a sua afronta.  A glória de cada um vem da honra de seu pai, e é uma desonra para o filho a mãe desprezada.   Filho, ampara a velhice de teu pai e não lhe causes desgosto enquanto vive.
Feliz quem teme o SENHOR e segue seus caminhos.     Viverás do trabalho de tuas mãos,viverás feliz e satisfeito.        Tua esposa será como uma vinha fecunda no interior de tua casa; teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa. Assim será abençoado o homem que respeita o SENHOR.   De Sião o SENHOR te abençoe! Possas  ver Jerusalém feliz todos os dias de tua vida.