terça-feira, 25 de maio de 2010

Corintios 14, 1-25



O DOM DAS LÍNGUAS E A PROFECIA



Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito, principalmente à profecia. Pois aquele que fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus; niguém o entende, pois ele fala em êxtase espiritual, coisas misteriosas. Mas aquele que profetiza fala aos homens, edificando, exortando,confortando. Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo, porém o que profetiza edifica a igreja. Desejo que vós todos faleis em línguas; desejo ainda mais: que todos profetizeis. O que profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a menos que este também interprete e, assim, edifique a igreja.
Ora irmãos, suponhamos que eu me apresente entre vós falando em línguas:em que vos serei util, se eu não vos comunicar nem revelação, nem conhecimento, nem profecia, nem ensinamento? De modo semelhante, se os instrumentos musicais, como a flauta ou a cítara, não produzirem sons distintos, como se reconhecerá a música que está sendo tocada? E se a trombeta produzir um som confuso, quem se preparará para a batalha? Assim também vós: se não usardes uma linguagem clara, como sereis entendidos? Na verdade, estarei falando ao vento. No mundo existem umas quantas espécies de línguas, e nenhuma carece de som e sentido. Se eu ignorar o significado das palavras, serei como estrangeiro para aquele que fala, e aquele que fala será como estrangeiro para mim.
Assim também vós: já que aspirais aos dons espirituais, procurai possuí-los em abundância para edificação da igreja. Por isso, quem fala em línguas ore para poder interpretar. Pois se eu oro em línguas, é o meu espírito que faz oração, mas a minha mente não participa. Então o que concluir? Vou orar com meu espírito e orar também com minha mente; cantarei com meu espírito e cantarei também com minha mente. Pois se louvas a Deus somente com espírito, como o ouvinte não-iniciado poderá dizer "amem" à tua ação de graças, já que ele não sabe o que estás dizendo? Por certo, tua ação de graças é coisa excelente, mas, com ela, o outro não é edificado. Graças a Deus, falo em línguas, mais que todos vós; mas numa reunião de igreja prefiro dizer cinco palavras com minha mente, para assim instruir também os outros, a dizer dez mil palavras em línguas.
Irmãos, quanto ao entendimento, não sejais crianças, mas homens feitos. Quanto à malícia, porém, sede sempre crianças.

Esta escrito na lei:
Falarei a este povo
em outras línguas e por labios de estrangeiros.
e nem assim eles me obedecerão diz o Senhor.

Assim as línguas servem de sinal, não para os que não crêem, mas para os que não crêem; a profecia ao contrário, não é para os não-crentes, mas para os que crêem. Se por exemplo, a igreja estiver toda reunida num local e todos presentes se puserem  a falar em línguas, e entrarem alguns não-iniciados ou ainda não crentes, estes não vão dizer que estais loucos? Ao contrário, se todos estiverem profetizando, e entrar alguém que ainda não crê ou não é iniciado, este  será convencido de seus erros e avaliado por todos; os segredos de seu coração ficarão manifestos e então ele, prostrando-se com o rosto em terra, adorará a Deus e proclamará:

VERDADEIRAMENTE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS

Coríntios 12. 1-11

Manifestações do Espírito


Agora, a respeito dos dons do Espírito, irmãos, não quero que vivais na ignorância. Sabeis que, quando ainda pagãos, éreis como que desviados e levados para o culto dos ídolos mudos. Por isso, agora eu vos declaro que ninguém, falando sob influência do Espírito Deus, vai dizer "Jesus seja maldito", como tambem niguém será capaz de dizer:"Jesus é Senhor", a não ser sob influencia do Espírito Santo.
Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo o mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro o poder de fazer milagres. A outro a profecia. A outro o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de linguas. A outro, o dom de as interpretar. Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer.