Quando ouviram dizer que o SENHOR tinha secado a água do Jordão até os israelitas passarem, todos os reis dos amorreus ( no lado ocidental do Jordão ), e todos os reis de Canaã ( nos territórios próximos ao Grande Mar ), ficaram desencorajados e todo o mundo perdeu o alento diante dos israelitas.
Naquele tempo o SENHOR disse a Josué: “Faze facas de pedra e restabelece a circuncisão entre os israelitas”.
Ele preparou facas de pedra e circuncidou os israelitas no morro da Circuncisão.
Eis o motivo dessa circuncisão: todo o povo que saíra do Egito, todos os guerreiros, haviam morrido pelo caminho, no deserto.
Todos esses que saíram do Egito tinham sido circuncidados, mas o povo que nascera no caminho pelo deserto, depois da saída do Egito, não havia sido circuncidado.
( Durante quarenta anos, os israelitas tinham caminhado pelo deserto, até desaparecer toda a geração dos guerreiros que tinham saído do Egito e que tinham sido desobedientes à voz do SENHOR. O SENHOR havia jurado que não os deixaria ver a terra que jurara dar a seus pais, terra que mana leite e mel. )
Os filhos ocuparam o lugar dos pais e foram circuncidados por Josué. ( Precisavam disto, porque ninguém os havia circuncidado no caminho. )
Depois que todos foram circuncidados, permaneceram acampados no mesmo lugar, até se restabelecerem.
E o SENHOR disse a Josué: “Hoje afastei de vós o opróbrio do Egito”. Deram àquele lugar o nome de Guilgal, como é chamado até hoje.
Os israelitas ficaram acampados em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, na planície de Jericó.
No dia seguinte à Páscoa, comeram dos produtos da terra, pães ázimos e grãos tostados nesse mesmo dia.
O maná cessou de cair no dia seguinte, quando comeram dos produtos da terra. Os israelitas não mais receberam o maná, mas naquele ano comeram dos frutos da terra de Canaã.
Nos arredores da cidade de Jericó, Josué levantou os olhos e viu diante de si um homem de pé, com uma espada desembainhada na mão. Josué foi até ele e perguntou: “Tu és dos nossos ou dos inimigos?”
Ele respondeu: “Não! Eu sou o chefe do exército do SENHOR, eu acabo de chegar”.
Então Josué prostrou-se com o rosto por terra e o adorou. Depois perguntou-lhe: “O que diz meu senhor a seu servo?”
O chefe do exército do SENHOR respondeu a Josué: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que pisas é sagrado”. E Josué fez o que lhe fora ordenado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário