domingo, 14 de novembro de 2010

Evangelho



Algumas pessoas comentavam a respeito do templo, que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse:  “Admirais essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.  Mas eles perguntaram: “Mestre, quando será, e qual o sinal de que isso está para acontecer?”    Ele respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’, e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não andeis atrás dessa gente!   Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.                E Jesus continuou: “Há de se levantar povo contra povo e reino contra reino.     Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares; acontecerão coisas pavorosas, e haverá grandes sinais no céu.   Antes disso tudo, porém, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e jogados na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome.  Será uma ocasião para dardes testemunho. Determinai não preparar vossa defesa,porque eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater.   Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. A alguns de vós matarão.  Sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas nem um só fio de cabelo cairá da vossa cabeça. É pela vossa perseverança que conseguireis † salvar a vossa vida!


II Leitura,



Sabeis muito bem como deveis imitar-nos, porque não vivemos entre vós de maneira desordenada. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, enfrentamos um trabalho penoso e cansativo, de noite e de dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.  Não que não tivéssemos esse direito, mas queríamos apresentar-nos como um modelo a ser imitado.  Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar também não coma”.  Ora, temos ouvido falar que, entre vós, há alguns vivendo desordenadamente, sem fazer nada, mas intrometendo-se em tudo.        A essas pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e, assim, comam o seu próprio pão.     

Leituras do dia



Pois eis que o Dia há de chegar, como forno aceso a queimar. Os atrevidos, os que praticam injustiças, o Dia que há de vir, como palha, vai incendiar — diz o SENHOR dos exércitos —, sem deixar-lhes sobrar nem raízes nem ramos.  Mas para vós que tendes o meu temor, o sol da justiça há de nascer, trazendo o alívio em suas asas. Saireis saltando livres como bezerros do curral.           



Cantai ao SENHOR com a harpa, com a harpa e com o som dos instrumentos;   com a trombeta e ao som da corneta exultai diante do rei, o SENHOR.               Ressoe o mar, e o que ele encerra, o mundo e seus habitantes.           Os rios batam palmas, juntas exultem as montanhas diante do SENHOR pois ele vem, pois ele vem julgar a terra.   Julgará o mundo com justiça e os povos com retidão.