terça-feira, 27 de julho de 2010

Hebreus, 11


A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem.
Por ela, os antigos receberam um bom testemunho † de Deus.
Pela fé compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus, de sorte que as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê.
Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; graças a ela, recebeu o testemunho de ser justo, pois Deus atestou o valor de suas oferendas; e graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala!
Pela fé, Henoc foi levado, sem passar pela morte; não mais foi encontrado, porque Deus o levou. Antes de ser levado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus.
Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram.
Pela fé, Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar os de sua casa. Pela fé, ele condenou o mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
Pela fé, Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde iria.
Pela fé, ele viveu como migrante na terra prometida, morando em tendas, com Isaac e Jacó, os co-herdeiros da mesma promessa.
Pois esperava a cidade de sólidos alicerces que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.
Pela fé, embora Sara fosse estéril e ele mesmo já tivesse passado da idade, † Abraão tornou-se capaz de ter descendência, porque considerou fidedigno o autor da promessa.
E assim, de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como os grãos de areia na praia do mar”.
Todos estes morreram firmes na fé. Não chegaram a desfrutar a realização da promessa, mas puderam vê-la e saudá-la de longe e se declararam estrangeiros e peregrinos na terra que habitavam.
Os que assim falam demonstram estar buscando uma pátria,  e se estivessem referindo-se à terra que deixaram, teriam oportunidade de voltar para lá.
Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus, pois até preparou uma cidade para eles.
Pela fé, Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac em sacrifício; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único,  do qual havia sido dito: “É em Isaac que terá começo a tua descendência”.
Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que era uma prefiguração.
Foi pela fé, também, que Isaac abençoou Jacó e Esaú, a respeito das coisas futuras.
Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiando-se na extremidade do cajado, prostrou-se em adoração.
Pela fé, José relembrou, já no fim da vida, o êxodo dos filhos de Israel e deu ordens acerca de seus restos mortais.
Pela fé, Moisés, recém-nascido, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram a beleza do menino e não tiveram medo do decreto do rei.
Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó;  preferiu ser maltratado com o povo de Deus a tirar proveito passageiro do pecado.
Isto, porque considerava a humilhação do Cristo uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois ele tinha os olhos fixos na recompensa.
Pela fé, Moisés deixou o Egito, sem temer a ira do rei; permaneceu firme, como se visse o invisível.
Pela fé, ele celebrou a Páscoa e fez a aspersão com sangue, para que o exterminador dos primogênitos † do Egito não matasse os de Israel.
Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca, enquanto os egípcios, tentando fazer o mesmo, se afogaram.
Pela fé, ruíram os muros de Jericó, após as voltas ao seu redor durante sete dias.
Pela fé, a prostituta Raab não morreu com os incrédulos, porque ela acolheu bem os israelitas que vieram reconhecer a região.
Que mais devo dizer? Não teria tempo de falar ainda sobre Gedeão, Barac, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas.
Estes, pela fé, conquistaram reinos, exerceram a justiça, foram contemplados com promessas, amordaçaram a boca dos leões,  extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, recobraram saúde na doença, mostraram-se valentes na guerra, repeliram os exércitos estrangeiros.
Mulheres reencontraram os seus mortos pela ressurreição. Outros foram torturados ou recusaram ser resgatados, para chegar a uma ressurreição melhor.
Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as cadeias, as prisões,
foram apedrejados, serrados ou passados ao fio da espada, levaram vida errante, vestidos com pele de carneiro ou pêlos de cabra, oprimidos, atribulados, sofrendo privações.
Eles, dos quais o mundo não era digno, erravam por desertos e montanhas, pelas grutas e as cavernas da terra.
No entanto, todos eles, se bem que pela fé tenham recebido um bom testemunho, não alcançaram a realização da promessa.
É que Deus estava prevendo algo melhor para nós: não queria que eles chegassem sem nós à plena realização.

Passagem Biblica

NÃO TE PERTUBES PELAS MÁS NOTÍCIAS




Não tem medo de notícias más, seu coração é firme
Confia no Senhor


As más notícias que chegam até a ti são talvez mero rumor pelo demônio para te intimidar e te impedir de cumprir minha vontade, de tomar o caminho seguro que deves seguir porque eu o escolhi para a tua vida.
Quando os leões buscam sua presa eles urinam por diversas trilhas onde passam os animais. Quando a vítima sente o odor do animal que o ameaça, ela foge pela trilha que não foi marcada, e é onde está precisamente o leão, esgueirando-se à sua espera. O pobre animal é estraçalhado em poucos minutos. A presa foi enganada pelos seus sentidos, confiou no odor que sentia e foi enganada.
Não confies nos teus sentidos, pois Satã quer te tirar do caminho e te assustar por meio das coisas que ouves ou das coisas que vês, conseguindo assim te distanciar da minha vontade, Jamais deves fazer algo sem a direção do meu Espírito Santo, e sempre leva a sério o conselho que recebes dele. Jamais subestimes as suas diretivas. É somente se ele te conduzir que terás o coração firme. E quando teu coração esta firme, tens total confiança em sua capacidade de te dirigir a cada instante. O animal se torna presa do inimigo porque é guiado tão somente pelos seus instintos. Ele não possui, como tu, a plenitude do Espírito Santo para te ajudar. Paulo atravessou muitas situações de perigo porque seguia o caminho que lhe estava determinado. E eu sempre o ajudei a escapar das armadilhas, seus inimigos até pagaram seus custos de viagem a Roma. Quando eu estou na direção, posso te conduzir em segurança até o final da viagem.

Eclesiastes, 9



Em tudo isso refleti, no meu coração, e procurando entendi que os justos e os sábios, com suas obras, estão nas mãos de Deus. Se é amor ou ódio, o ser humano não sabe: à sua frente estão todas as coisas.
Assim, todos têm um só destino: tanto o justo como o ímpio, o bom como o mau, o puro como o impuro, o que oferece sacrifícios como o que não os oferece. Assim, o bom é como o pecador, e como quem jura, aquele que evita jurar.
Este é o pior mal que existe entre todas as coisas que acontecem debaixo do sol: que o mesmo destino toca a todos. Por isso, o coração dos filhos de Adão está cheio de maldade e de insensatez enquanto vivem; depois, seu fim é junto aos mortos.
Aquele, pois, que está no meio de todos os que vivem, tem confiança: um cão vivo vale mais do que um leão morto.
Os vivos, ao menos, sabem que irão morrer; os mortos, porém, não sabem mais nada, nem terão mais recompensa, porque a sua memória caiu no esquecimento.
Seu amor, ódio e inveja terminaram, e eles não mais participam deste mundo nem da obra que se faz debaixo do sol.
Vai, pois, come teu pão com alegria e bebe gostosamente o teu vinho, porque já agradaram a Deus, há muito, as tuas obras
Que tuas roupas sejam sempre bem cuidadas e nunca falte óleo perfumado sobre a tua cabeça.
Goza da vida em companhia da esposa, a quem amas, em todos os dias da tua vida passageira, que te foram dados debaixo do sol, em todo o tempo da tua precária existência: esta é a tua porção na vida e no trabalho que suportas debaixo do sol.
Tudo que tua mão puder fazer, faze-o com empenho. Pois no mundo dos mortos, para onde vais, não existe trabalho, nem reflexão, nem sabedoria e nem conhecimento.
Voltei-me para outra direção e vi, debaixo do sol, que a corrida não é dos velozes, nem, dos fortes, a guerra; nem, dos sábios, o pão, nem, dos instruídos, a riqueza, nem, dos prudentes, a graça, pois todos dependem do tempo e do acaso.
Além disso, o ser humano desconhece o seu fim: como os peixes são pescados numa rede funesta e como os pássaros são presos na armadilha, assim as pessoas são surpreendidas pela desgraça quando esta lhes cai por cima de repente.
Mas vi também, debaixo do sol, este exemplo de sabedoria, que considerei notável:
Havia uma pequena cidade, com poucos habitantes. Veio contra ela um rei poderoso e cavou trincheiras, e levantou grandes fortificações ao seu redor.
Encontrava-se aí, porém, um homem pobre, mas sábio, que libertou a cidade com a sua sabedoria. No entanto, ninguém depois se recordou daquele pobre.
Por isso eu dizia que é melhor a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre seja desprezada e suas palavras não sejam ouvidas.
As palavras dos sábios, proferidas com brandura, são escutadas melhor do que os gritos do príncipe entre os insensatos.
É melhor a sabedoria do que as armas de guerra. Um só, que tiver falhado, põe a perder muitos bens.

Passagem Biblica

FORTIFICASTE MINHA ALMA


Quando te invoquei, me respondeste, aumentaste em mim a força


Foi em adoração que Davi fortaleceu a sua alma, existe uma fonte sobrenatural de força que não vem da comida, das vitaminas, nem do sono ou do ar. è uma provisão concedida a meus filhos de maneira sobrenatural. Muitos a desconhecem, eles se desgastam no caminho porque se apóiam sobre seus recursos naturais para se renovar. Assim, quando a carga de trabalho fica grande, quando as horas de sono diminuem, quando o alimento perde os nutrientes, os fardos são mais pesados, a oposição aumenta, eles ficam exaustos, porque foram condicionados desde a sua infância a acreditar que o corpo tem limites. Mas, nestes tempos, suscitarei um povo que superará as barreiras físicas,  que conhecerá o vigor procurando quando eu ajo sobre a alma, ou seja, no homem interior. Saberão que a corrida não é dos velozes, nem, dos fortes, a guerra.
Quando tua alma recebe minha força, teu corpo também se beneficia e se rejuvenesce. Não disse Isaías, É ele que dá ânimo ao cansado, recupera as forças do enfraquecido. Até os jovens se afadigam e cansam, e mesmo os guerreiros às vezes tropeçam. Mas o que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam.
A fonte da tua força sobrenatural não está na tua juventude, nem nas tuas horas de sono, nem os alimentos que consomes. Ele está em mim. Eu sou a tua força e te prometi que teu vigor duraria pelos anos da tua vida. O covarde, diga a si mesmo: Sou valente, o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte.
Enviarei um exército de anjos para te fortificar, e experimentarás os recursos extraordinários que provêm de uma fonte sobrenatural, e compreenderás todos aqueles dos quais se diz: Recobraram saúde na doença.
Não penss em termo de fraqueza, pensa em força, cessa de pensar EU; pensa em Deus! Não olhs para ti mesmo. Olha para mim, invoca-me, e renovarei as tuas forças . Correrás mas não te cansarás, andarás e não te fatigarás. Recusa a fraqueza, mas confessa a força que vem de mim e viverás dessa força sobrenatural. Prometi um dia a Aser: Que o teu vigor seja como os teus dias.O segredo da força de Ase é que ele afundava seus pés no óleo. Quando marchares sob a unção do Espírito Santo, conhecerás a força de Aser.  

I São João, 4



Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo.
Este é o critério para saber se uma inspiração vem de Deus: de Deus é todo espírito que professa Jesus Cristo que veio na carne.
E todo espírito que se recusa a professar Jesus não é de Deus: é do Anticristo. Ouvistes dizer que o Anticristo virá; pois bem, ele já está no mundo.
Filhinhos, vós sois de Deus e vencestes aos que são do Anticristo. Pois em vós está quem é maior do que aquele que está no mundo.
Eles são do mundo; por isso, agem conforme o mundo, e o mundo lhes presta ouvido.
Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nos e seu amor em nós é perfeito.
A prova de que permanecemos nele, e ele em nós, é que ele nos deu do seu Espírito.
E nós vimos, e damos testemunho: o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
Todo aquele que professa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
E nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.
Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em que tenhamos firme confiança no dia do julgamento; pois tais como é Jesus, somos nós neste mundo.
No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.
Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.
E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Passagem Biblica

MOTIVOS PARA CANTAR


Mas eu cantarei o teu poder, de manha exaltarei a tua graça
porque foste a minha defesa, meu refúgio no dia do perigo


Sim é tempo de cantar. Eu já te disse isso, mas tens esquecido. Então eu venho te repetir, quando cantares, a alegria entrará em tua vida, e existem tantos motivos para cantar! Primeiramente canta o meu poder, o inimigo não gosta de ser lembrado o quanto eu sou poderoso. Lembra-te sempre que eu sou o Criador, e Satã é apenas uma das minhas criaturas. Eu sou e sempre serei mais forte do que ele. Todos os que estão a seu serviço, os demônios e os espíritos, apenas tem a força que vem dele, e ele nunca pode dar a seus vassalos a mesma força que eu dou a meus filhos, aos que caminham comigo, e que levam uma vida em perfeita harmonia com minha vontade. É por isso que eu disse: Em vós está quem é maior do que aquele que está no mundo, então canta minha força onipotente.
Em segundo lugar, canta minha graça, Satã tentou destruir minha reputação, já no Jardim do Éden, ele tentou me fazer passar por um Deus injusto, cruel e duro. Foi meu filho quem revelou ao mundo que eu era um Pai cheio de amor. Mesmo entre aqueles que me amam sou descrito por eles como um Deus cruel, que se vinga e se irrita, que não possui compaixão ou ternura. É verdade que as vezes sou possuído de santa ira, mais nunca sou cruel ou impiedoso. Se eu julgo alguém, é apenas por amor, a fim de poupar outros seres. Então canta minha misericórdia.
Em terceiro lugar, canta porque sou tua alta montanha e teu refúgio, sempre o serei, mesmo quando tua agiste mal, a partir do instante em que te arrependes sinceramente, eu te livro de tua má ação. Eu te ajudo a sair da tua situação difícil, Eu mudo as circunstância da tua vida e cubro tuas faltas com o manto da misericórdia, Eu te defendo contra os ataques de teus inimigos.Então, canta porque eu sou teu asilo seguro!
Em quarto lugar, canta prque sou tua força. Eu estou contigo neste momento, derramando minha força sobrenatural sobre todo o teu ser. Se acreditares em minha palavra, experimentarás minha força, Ela é poderosa, porque é minha força. Eu jamais me canso, e se me deixares viver em ti, não conhecerás mais a fadiga enquanto fizeres aquilo que eu te mandar fazer. Então canta minha força, que é também a tua força!