quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lucas 6, 27-36



O amor aos inimigos


Ora, a vós que me escutais, eu digo amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face, oferece também a outra também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica. Da a quem te pedir e, se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros os tratem, tratai-os do mesmo modo. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam, E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim. E se prestais ajuda somente àqueles de quem esperais receber, que generosidade é essa? Até os pecadores prestam ajuda aos pecadores, para receberem o equivalente. Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda se esperar coisa alguma em troca. Então a vossa recompensa será grande.Sereis filho do Altissímo, porque ele é bondoso também para os ingratos e maus.
Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.



Mateus 14, 22-33


Prímeira multiplicação dos pães


Ao sair do Barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: " Este lugar é deserto e a hora já esta adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos seu povoados comprar comida!" Jesus porém lhes disse " Ele não precisam ir embora. Vós mesmo dai-lhes de comer!" Os discípulos responderam:" Só temos aqui cinco pães e dois peixes". Ele disse: "Trazei-os aqui" E mandou que as multidões se sentassem na relva. Então, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos; e os discipulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram saciados, e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios. Os que comeram foram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Tiago 3, 13-18


A verdadeira sabedoria

Quem dentre vós é sábio e inteligente?

Mostre, por seu bom procedimento, que ele age como a mansidão que vem da sabedoria.
Mas, se fomentais, no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos ufaneis disso, mais deixa de mentir contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, egoísta, demoníaca! Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécies de obras más. A sabedoria, porem, que vem do alto é , antes de tudo, pura, depois pacifica, modesta conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz.