sábado, 19 de junho de 2010

Orações



Vinde Espírito Santo

E dai-nos o Dom da Sabedoria.
Para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho. E ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai. 
Dai-nos o Entendimento Uma compreensão mais profunda da verdade  A fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção. 
Dai-nos o Dom do Conselho  Que ilumina a nossa vida  E orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência  Dai-nos o Dom da Fortaleza  Sustentai-nos no meio de tantas dificuldades  Com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho.
Dai-nos o Dom da Ciência  Para distinguir o Único Necessário  Das coisas meramente importantes. 
Dai-nos Piedade  Para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco  E, finalmente, dai-nos vosso santo Temor  Para que, conscientes de nossas fragilidades,  Reconhecermos a força da vossa graça.
Vinde Espírito Santo  E dai-nos um novo coração. Amém

Aprendendo a Rezar

Fonte: Pe Joãozinho ( blog CançãoNova)

Dos  melhores métodos de oração que conheci foi o inaciano:

Antes de começar a oração é importante marcar um tempo para realizá-la. Não exagere. Comece com o tempo que você acha que dá para cumprir e vá aumentando à medida que puder.
O tempo ideal seria uma hora por dia, mas o mais importante é a busca sincera de encontrar a Deus. Começe com uns 10 a 15 minutos diários e depois, conforme for sentindo a necessidade vá, aos poucos e sem pressa, aumentando esse tempo.
Apresentamos os passos para rezar segundo Santo Inácio nos Exercícios Espirituais:

1. O Lugar da Oração

Procure um lugar tranquilo que favoreça oração. Dê preferência um ambiente silencioso, onde você fique sozinho e se sinta bem.
Encontre uma posição relaxante e favorável que mais o ajude a rezar. Santo Inácio aconselha a fazer sempre o que mais ajuda. Se por exemplo ouvir uma música instrumental ajudar a entrar em clima de oração, faça isso.

2. A Presença de Deus

Aos poucos vá acalmando-se, fazendo silêncio interior e vá tentando perceber a presença de Deus ao seu redor e dentro de si mesmo, com confiança. Deixe brotar no seu coração o desejo de estar com Deus e ser íntimo dele. Faça uma oração espontânea louvando e agradecendo a Deus por este momento de intimidade e amor; peça que Ele oriente sua oração e se entregue inteiramente em seus braços.
Se tiver dificuldades para fazer orações espontâneas, você pode começar rezando um salmo (o Salmo 138, por exemplo), lendo uma oração pronta ou cantando alguma música que dê sentido ao momento.
Se lhe ajudar, você pode rezar a oração de Santo Inácio neste momento inicial de abertura a Deus:


“Tomai, Senhor e recebei toda minha liberdade,minha memória, meu entendimento e toda minha vontade. Tudo que tenho e possuo Vós me deste, e a Vós Senhor vos devolvo.
Todo é vosso; dispõe de tudo segundo vossa vontade
Dai-me vosso amor e vossa graça, que isto me basta sem que te peça outra coisa.Dai-me vosso Amor e Graça, que elas me bastam.”

Lembre-se do princípio inaciano de fazer sempre o que mais lhe ajuda a atingir o objetivo que você se propõe.
Na metodologia dos Exercícios Espirituais toda oração tem uma graça específica a ser alcançada, ou seja, um objetivo a ser atingido. Durante este período de oração inicial peça a Deus essa graça. Por exemplo, você pode pedir a graça de não ser surdo aos apelos de Deus ou de vivenciar uma intimidade sempre maior com ele, etc.

3. O Texto Bíblico

Os Exercicios Espirituais são fundamentados na Palavra de Deus, por isso a meditação ou a contemplação de um texto bíblico durante esse momento de oração é muito importante.
Não precisa tomar muitos textos, as vezes basta apenas um versículo ou uma palavra, pois segundo Inácio:
“Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma,mas o sentir e saborear as coisas internamente”(EE 2).
Procure trazer o texto para sua vida cotidiana. Lembre-se que a oração é diálogo com Deus e que muitas vezes é melhor deixar Deus falar, tentar perceber os apelos que o Espírito Santo nos faz através de sua Palavra.
O que mais lhe chamou a atenção ao ler a Palavra de Deus, um versículo, uma palavra, a atitude de algum personagem?

4. Dialogo (colóquio) com Deus

Neste momento é hora de conversar com Deus sobre aquilo que a meditação/contemplação do texto causou em você.
Seja sincero e deixe o coração falar com Deus de maneira simples, sem se preocupar com muitas palavras.
É momento de falar, escutar, louvar, pedir, perguntar, silenciar, escutar e sentir.
Preste atenção nos sentimentos que brotam internamente: alegria, tristeza, paz, inquietação, esperança, medo, dúvida, confiança, angústia, etc.
Termine este momento agradecendo a Deus e pedindo forças para continuar sua caminhada dentro de seu plano de amor.
Dependendo da graça que você pediu ou do que vem experimentando na oração, reze o “Pai Nosso”, “Alma de Cristo” ou “Ave Maria”.

5. Anotando a Experiência

Procure lembrar e registrar brevemente por escrito tudo o que foi relevante na oração, por exemplo, como você estava antes da oração e como você está agora, os sentimentos (agradáveis ou não) que brotaram em você, um trecho do texto bíblico, lembranças da sua própria vida, os apelos e resistências, etc.
Estas anotações são de grande valor para sua caminhada, portanto não deixe de fazê-las, pois você poderá partilhà-las com seu diretor espiritual, se achar necessário.

Passagem Biblica

Primeiras conversões

Quando ouviram isso, ficaram com o coração compugido e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: " Irmãos, que devemos fazer " Pedro respondeu: "Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar" Com muitas outras palavras ainda, Pedro lhes dava testemunho e os exortava, dizendo " Salvai-vos desta geração perversa"  Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas.

Passagem Biblica

EU SOU A CHUVA DE OUTONO


Descerá como a chuva sobre a erva, como a água que molha a terra.

Eu sou a chuva. A chuva, sou eu. Não envio um produto em substituição, mas venho pessoalmente. Descerei sobre o mundo todo, e toda a terra saboreará a minha presença como nunca antes. Isto será uma experiência terrível para o transgressor, mas para o justo, será um evento glorioso: minha própria presença. Esta será para o justo como uma chuva refrescante, mas para o pecador, como uma descarga elétrica de um raio violento.
A chuva se forma a partir de fontes invisíveis a olho nu. O vapor que se eleva dos rios e lagos forma as nuvens. Essa concentração de vapor aguarda ser novamente espalhada pela terra. O mar e a chuva sob nova forma. Vós, meu povo, sois os oceanos da humanidade. Eu estou acima de vós e vos chamo a mim. Nessas alturas, ou seja, estando "assentados no céu" comigo experimentareis uma obra de aperfeiçoamento e de purificação.
A água salgada do mar se transforma ao se evaporar e se livra de todas as impurezas e dejetos à medida que o vapor se condensa e toma forma visível de uma bela nuvem. A nuvem é um reservatório de vapor de água em vias de condensação.
Quando ela está completamente condensada, gotículas se formam e caem do céu, é a chuva! Água, límpida, doce, absolutamente pura, livre de qualquer impureza.
Assim como a água suja passou por um processo de transformação, tu também serás mudando ficando em minha presença. Quando tiveres atingido a perfeição, serás novamente mandado "para baixo" para trazer benção ao oceano humano de onde vieste.
Sou disso bom exemplo. Fui elevado acima do mar da humanidade e ressucitado na presença de meu Pai para voltar a todos sob forma de chuva. Eu sou a chuva do céu. Trago frescor, saúde, prosperidade e restauração. Tudo o que o mundo precisa é esta chuva dos últimos tempos.
Deixa-me te transformar pois, quando fores perfeito, serás "reenviado" para servir a trazer tua ajuda ao seio do oceano humano de onde te tirei. Tal foi minha missão e hoje recaio como bênçãos como chuva. Farei reflorescer os jardins de todos.

Salmo 100

SERVIR:

Servir é uma opção, não é submissão.



Sirva a Deus e ao próximo com alegria. Deus nos criou, a Ele pertencemos, a Ele voltaremos.


Somos Seu povo e ovelhas do Seu rebanho. O louvor é também uma celebração pela bondade com que Deus nos ama, e devemos dar graças pela Sua presença. Deus é  o verdadeiro exemplo da bondade, do amor e da fidelidade para sempre.

Aquele que serve sente-se útil e sua recompensa não está no poder dos homens, mas na satisfação interna de estar servindo a Deus.
O verdadeiro servir não espera recompensa.

Salmo 99

BONDADE:

A bondade é a expressão mais próxima da santidade.

Deus é soberano sobre todas as coisas.
Sobre os povos, sobre os anjos, sobre terra, e Seu nome santo!
Ele age com poder, mas ama a justiça e estabelece a retidão.
Administra a justiça e o direito, que estará agindo em Deus.
Elevemos a mente a Deus e nos coloquemos diante do seu Altar, pois tudo Nele é santo.
Invoquemos o Seu nome sagrado e Ele nos responderá através de Suas leis e do Seu perdão.
Ele nos perdoa, nos consola e nos orienta.

Manifeste a sua divindade, fazendo o bem não importa a quem.