domingo, 5 de setembro de 2010

Primeira Leitura



Primeira Leitura Sab:9,13-18

Pois qual é o homem que pode conhecer o projeto de Deus? ou quem poderia imaginar o que pretenda o Senhor? Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas providências incertas:  porque o corpo corruptível torna pesada a alma e a morada terrena oprime a mente que pensa em tantas coisas. Mal podemos conhecer o que há na terra, e a muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, rastreará o que há nos céus? Quem, pois, conheceria o teu projeto, se não lhe desses a Sabedoria e do alto enviasses o teu santo Espírito? Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão sobre a terra, os homens aprenderam o que te agrada e, pela Sabedoria, foram salvos”.

Salmo Responsorial  Sal:90,3-4; Sal:90,5-6; Sal:90,12-13; Sal:90,14; Sal:90,17 
     
A  teus olhos, mil anos são como o dia de ontem que passou, como um turno de vigília na noite. Tu os mergulhas no sono; são como a erva que brota de manhã: de manhã brota, germina, de tarde murcha e seca.  Ensina-nos a contar nossos dias e assim teremos um coração sábio.   Volta-te, SENHOR, até quando? Tem compaixão dos teus servos! Sacia-nos de manhã com tua graça, para exultarmos de alegria pela vida afora. Esteja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus. A obra de nossas mãos confirma para nós.

Segunda Leitura Flm:1,9-10; Flm:1,12-17

Prefiro apelar ao teu amor. Eu, Paulo, na condição de idoso e, agora, também, prisioneiro no Cristo Jesus, faço-te um pedido em favor do meu filho Onésimo, a quem gerei na prisão. Eu o estou mandando de volta para ti: ele é como que o meu próprio coração. Gostaria de retê-lo junto de mim, para que, em teu lugar, ele me servisse, enquanto carrego estas correntes por causa do evangelho. Mas não quis fazer nada sem o teu acordo, para que o teu benefício não pareça forçado, e sim, espontâneo. Talvez Onésimo foi afastado de ti por algum tempo, precisamente para que o recebas de volta para sempre: agora, não mais como escravo, mas muito mais do que isto, como irmão querido; querido especialmente por mim, e muito mais por ti, não só segundo a carne, mas sobretudo no Senhor! Se, pois, me tens como companheiro, recebe-o como se fosse a mim mesmo.

Evangelho Lc:14,25-33

Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?  Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar! ’ Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!

Nenhum comentário: