É um dom de Deus, um presente do céu, as pessoas que são por mim e estão próximas a mim. A palavra de Deus nos fala que A rivalidade só pode existir se for para o amor. Quem ama mais. A única competição que vale a pena é quando começo a competir comigo mesmo, para ver o quanto eu posso melhor : nos sentimentos, nas atitudes, no perdão. Onde passo a descobrir minhas capacidades. A pessoa sábia e inteligente é aquela que age com mansidão em tudo o que faz. A agitação e a agressividade são sinais de insegurança.
A experiência vai nos dando sabedoria, vinda do Espírito Santo.
Que essa sabedoria me proporcione a calma na pronúncia da palavras, reflexão e quietude. A inteligência passa a ser sabedoria quando a colocamos em prática. Na minha vida não dá para viver em espírito de competição.Quem compete com os outros, corre o risco de se achar melhor. Pode até possuir talentos, mas não somos iguais e cada um possui o seu talento.
Essa sabedoria que envolve a competição é terrena. Quando assumimos esse espírito de competição nos afastamos do céu. Nos rebaixamos a esse sentimento. Esse tipo de sabedoria é destrutiva. Ex: Quantos casamentos terminaram pela competição que passou a existir entre o casal. O sacramento do matrimônio é união. O bem do outro é o meu bem, a conquista do outro é a minha também. Que o brilho do próximo ilumine o nosso lar, a nossa vida em união.
A inveja e rivalidade é um sinal de desequilíbrio.
A pessoa invejosa alimenta o seu desequilíbrio. Ela fomenta os sentimentos de competição e não aceita quando perde. É uma luta de todos os dias para nós, porque possuímos o espírito de competição. Mas a nossa luta é nos superarmos. Feliz não é o homem que supera o outro, mas o que se supera.
Todas as vezes que criamos um adversário, perdemos um pouco da nossa paz. Porque cultivamos sentimentos de ódio e rancor. Ser sábio e inteligente é tirar a rivalidade (inveja) de suas vidas. Esses sentimentos tem o poder de dividir, de destruir. Quando o bem impera, a paz prevalece.
Quando as pessoas se querem bem, existe tolerância. A passividade revela a paz. Uma pessoa pacífica é portadora da paz. A pessoa sábia no espírito possui o coração cheio de misericórdia. Tudo que realizamos na paz, o fruto que iremos colher é a paz. A agressão nos tira das pessoas que amamos. Não coloque o foco no outro, mas em você mesmo. Pense e se esforce para ser uma pessoa de paz.
Fonte: programa Sorrindo pra vida (Marcio Mendes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário