domingo, 23 de maio de 2010

Atos 2, 1 - 11


Ó Espírito do Senhor, o universo todo encheu, tudo abarca em seu saber, tudo enlaça em seu amor




I leitura

Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veiu do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram linguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Esírito os inspirava. Morava em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua propria lingua. Cheios de espanto e admiração, diziam: "Esses homens que estão falando não são galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nos que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotânia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Asia, da frigia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua - Palavra do Senhor
Graças a Deus

Salmo Responsorial 103 (104)
Enviai o vosso Espírito, Senhor e da terra toda a face renovai.
Bendizei, ó minha alma, ao Senhor/O meu Deus e meu Senhor, como sois grande/Quão numerosas, ó Senhor são vossas obras!/Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
Se tiraiso seu respiro, elas perecem/e voltam para o pó de onde vieram./Enviais o vosso Espírito e renascem/e da terra toda a face renovais.
Que a glória do Senhor perdure sempre/ e alegre-se o Senhor em suas obras!/Hoje, seja-lhe agradável o meu canto,/pois o Senhor é a minha grande alegria!

II Leitura

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 
Irmãos, ninguém pode dizer; "Jesus é o Senhor", a não ser o Espirito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros,é como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formamum só corpo, assim também acontece com Cristo. De fato,todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres,fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito - Palavra do Senhor
Graças a Deus

A nós descei, dívina luz!/A nós descei, dívina luz!/Em nossas almas acendei/o amor, o amor de Jesus!

Vinde Santo Espírito, e do céu mandai:Luminoso raio!Vinde Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações! Grade defensor, em nós habitai e nos confortai! Na fadiga pouso, no ardor, brandura e na dor ternura
Ó luz venturosa, divinais clarões, encham os corações! Sem um tal poder, em qualquer vivente, nada há de inocente! Lavai o impuro e regai o seco, sarai o enfermo, dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio!
Aos fiéis, que oram com vibrantes sons, daí os sete dons! Dai virtude e prêmio e, no fim dos dias, eterna alegria! Aleluia! Aleluia.. 


Vinde, Espírito divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis, e acendei neles o amor, como um fogo abrasador!