quinta-feira, 14 de julho de 2011

Homilía


































Talvez, neste momento, você se sinta de coração sepultado no túmulo de algum pecado ou se encontre num verdadeiro “beco sem saída”. Ou talvez você seja uma daquelas pessoas que, olhando para frente, não conseguem ver uma saída, ao contrário, a vida vai piorando a cada dia e o desespero crescente toma conta do seu coração. E é exatamente neste momento que você para e começa a analisar que está só, que não tem amigos verdadeiros, alguém com quem possa conversar de coração para coração, alguém em quem possa confiar. Ou talvez ainda você se sinta vazio, triste, desprezado, deprimido, com mágoa, ódio e ressentimento.
Não importa se você esteja passando por esta crise, pensando que ninguém se preocupa com você. O que eu quero lhe dizer são estas palavras do Mestre: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados de carregar as vossas pesadas cargas, e eu vos darei descanso”.
Nesse texto, Jesus demonstra o Seu amor por você. Ele se importa com você, por isso, o chama. Ele faz um convite a você. E este é para os que têm problemas, para os cansados e oprimidos; os que estão com cargas tão pesadas e tão grandes que não dão conta de carregá-las sozinhos; os que perderam a esperança até mesmo para esperar; os que estão feridos e com traumas profundos; os que não têm mais caminho para caminhar; os que perderam o rumo da vida, para os que perderam a direção.
O convite é para você que está com o coração quebrado, arrebentado, porque há reabilitação, há cura. É para você que desperdiça a sua vida no mal, pois ainda há possibilidade de se fazer o bem. Para você que já não tem mais perspectiva na vida, expectativa de um novo começo. Para você que se sente desesperado, desprezado. Para você que se sente doente, perdido na vida. Para você que está longe e morto em delitos e pecados.
Talvez você diga: “Minha vida não tem mais jeito, porque ‘o pau que nasce torto’, cresce torto e morre torto!” Mas eu digo a você: “Tem jeito sim! Porque ‘o pau que nasce torto’, só é torto antes de chegar nas mãos do Carpinteiro de Nazaré. Depois de passar pelas Suas mãos sai um móvel precioso, raríssimo de encontrar!”
Jesus Cristo lhe oferece uma nova oportunidade. Ele é o Deus do impossível, o Deus capaz de fazer do vilão um herói; do bandido um santo; do perseguidor um defensor do Evangelho.
Com as palavras “Vinde a Mim”, Jesus nos chama a confiar n’Ele, a crer. Porque ninguém pode ir – e seguir – sem crer, sem confiar n’Ele.
Ele o chama para que você tome sobre si o jugo d’Ele: “Tomai sobre vós o meu jugo”. Jesus não engana a ninguém: Ele não prometeu só “mar de rosas”, porque aqui o jugo quer dizer que tudo aquilo pelo qual Ele passou você terá de passar. Assim como Ele foi perseguido, sofreu, foi maltratado, caluniado, zombado, odiado, abandonado entre ladrões e morto na Cruz – mas que três dias depois ressuscitou – assim também você terá de passar pela mesma situação. Aliás, “ao discípulo basta ser igual ao mestre. Se a mim trataram assim, a vós também. Mas não tenhais medo. Eu venci o mundo!”
Precisamos aprender d’Ele: “e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Chama-nos ao Seu discipulado, a sermos Seus alunos. Ele quer que eu e você sejamos imitadores d’Ele. Ele passará a ser o nosso modelo. Você precisará conhecer mais e mais o seu Senhor, as coisas d’Ele, até chegar ao pleno conhecimento. Mas isso só será possivel se estivermos perto d’Ele. É por isso que também nos chama para estar perto d’Ele, junto d’Ele, para ter comunhão e intimidade com Ele. É urgente que você conte tudo para Deus. Ele lhe dá este privilégio de abrir o peito, a alma e o coração. E então: “achareis descanso para as vossas almas”.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário: