domingo, 28 de novembro de 2010

Evangelho



Primeira Leitura
Visão de Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.      Acontecerá, nos últimos tempos, que a montanha da Casa do SENHOR estará plantada bem firme no topo das montanhas, dominando os mais altos morros. Para lá acorrerão as nações todas,          povos numerosos irão, dizendo: “Vinde! Vamos subir à montanha do SENHOR! Vamos ao Templo do Deus de Jacó. Ele nos vai mostrar a sua estrada e nós vamos trilhar os seus caminhos.” Pois de Sião sai o ensinamento, de Jerusalém vem a palavra do SENHOR.     Às nações ele dará a sentença, decisão para povos numerosos: devem fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices. Nenhuma nação pegará em armas contra a outra e nunca mais se treinarão para a guerra.  Casa de Jacó, vinde, vamos caminhar à luz do SENHOR!”
Salmo Responsorial 
Fiquei alegre, quando me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!”    E agora se detêm nossos pés às tuas portas, Jerusalém!   Jerusalém é construída como cidade sólida e compacta. É para lá que sobem as tribos, as tribos do SENHOR, segundo a lei de Israel, para louvar o nome do SENHOR.    Pois lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa de Davi.Desejai a paz para Jerusalém: vivam em paz os que te amam;  haja paz nos teus muros, segurança nos teus palácios.         Por amor a meus irmãos e a meus amigos eu direi: “Paz para ti!”            Por amor à casa do SENHOR, nosso Deus, te desejo a felicidade.
Segunda Leitura
Sabeis em que momento estamos: já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé.          A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz.     Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades.            Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.
Evangelho
“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.        Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.  Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado.        Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.    Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.  “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada.  Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.