quinta-feira, 8 de julho de 2010

Passagem Biblica

EU TE ESCOLHI POR PASTOR

Escolheu Davi, seu servo, tirou-o do aprisco das ovelhas; tirou-o do ofício de pastor para apascentar Jacó, seu povo, e Israel, sua herança.
Ele os apascentou com um coração honesto, e os conduziu com mão sábia.

Davi cuidava com muita atenção das ovelhas prenhes, na época dos nascimentos dos filhotes, porque ele as amava. É porque ele tomava sinceramente a peito os sofrimentos dos animais dos campos que ele foi separado dos seus irmãos e tornou-se grande aos meus olhos.
Quando eu tiro alguém da multidão para eleva-lo é porque ele possui as mesmas qualidades do coração de Davi. Preciso, nestes últimos tempos, de muitos pastores, homens e mulheres, que eu possa escolher, como um dia fiz com Davi, para serem os servidores e servidoras que alimentarão meu povo. São poucos os que se preocupam com os outros, são poucos os que vivem para os outros, são poucos aqueles que colocam os outros antes de si. Havia muitos pastores jovens em Israel no tempo de Davi, mais escolhi o filho de Isaí porque ele tinha muito carinho com as ovelhas que amamentavam. Ele se parecia comigo, pois Isáias diz a mim: Qual o pastor que cuida com carinho do rebanho, nos braços apanha os cordeirinhos, para leva-los ao colo, e à mãe ovelha vai tangendo com cuidado.
Eu sou o bom pastor. Se queres ser grande em meu reino, deves ter um coração de pastor. Não podes ficar indiferente as necessidades das minhas ovelhas. Também não podes usar as tuas ovelhas em teu proveito, cobiçando bens, ou tosá-las para angariar riquezas pessoais. Jamais permitas que as ovelhas que te dou sejam exploradas por gente inescrupulosa que roubam das viúvas para viverem no luxo. E nunca te tornes culpado de tal falta.
Lembra-te que Davi apascentou Israel com um coração íntegro. Cuida que as motivações de ter coração sejam sempre puras. Não permitas que o fardo a ti confiado, a compaixão pelos perdidos, te tornem insensível aos cordeirinhos.
Davi conduzia Israel com inteligência porque tinha um coração de pastor. Ele conhecia o coração das ovelhas e velava sobre os homens e mulheres de seu reino como se tratasse de ovelhas de seus campos.
As ovelhas são animais desprovidos de raciocínio. Elas cometem erro grosseiros. Elas facilmente se distanciam do rebanho e não têm nenhuma consciência do perigo. Basta uma moita verdejante para desviá-las. Pouco importa os lobos que espreitam por perto, elas correm para o perigo.
Meu povo se assemelha a essas ovelhas errantes que seguem seus próprios caminhos. Se tens um coração de pastor, amarás essas ovelhas tresmalhadas e tomarás cuidado delas. Cuidarás sempre delas. Chora sobre a sorte das ovelhas perdidas. Ora por elas, traze-as de volta ao rebanho. Não abandones aos lobos. Livra-as da boca do leão, mesmo que somente possas salvar duas patas e um pedaço de orelha.
Eu sou Pastor de Israel, que hoje sigas o meu exemplo. 

Nenhum comentário: