sexta-feira, 17 de junho de 2011

Provérbios




O passado melhor do que foi
O presente pior do que é
 O futuro melhor do que será. 

Salmo 33

O Senhor liberta os justos de todas as angústias!
O Senhor liberta os justos de todas as angústias! 

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

Homilía



Jesus diz: “Não acumuleis riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam”.

O que significa “acumular tesouros no céu”? Trata-se de saber de onde vim, o que faço aqui na terra e para onde vou. Descobrir qual o fundamento da minha existência e nele colocar a minha confiança. Se o deposito nos bens materiais desta terra, sempre corro o perigo de perder o que acumulei.
Porém, se este fundamento é Deus, ninguém vai poder destruí-lo e terei a liberdade interior de partilhar com os outros os bens que possuo. Para que isso seja possível e visível é importante que se crie uma convivência comunitária que favoreça a partilha e a ajuda mútua, na qual a maior riqueza ou tesouro não é a riqueza material, mas sim a riqueza ou o tesouro da convivência fraterna nascida a partir da certeza trazida por Jesus de que Deus é o meu Pai e Pai de todos. E se Ele é nosso Pai todos nós somos irmãos. E é em nosso Pai, é n’Ele, que deve estar o nosso coração de filhos.
A lâmpada do corpo é o olho, porque, como afirmou Cristo: “Os olhos são como uma luz para o corpo”. Mas, para entender o que o Senhor nos pede, é necessário ter olhos novos. Jesus é exigente e pede muita coisa: não acumular, não servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Essas recomendações exigentes tratam daquela parte da vida humana, na qual as pessoas têm mais angústias e preocupações. É urgente que tenhamos o nosso olho lúcido e sadio, porque “Se teu olho estiver doente, todo o teu corpo estará também doente”.
Na realidade, a pior doença que se possa imaginar é uma pessoa fechar-se em si mesma e em seus bens e confiar somente neles. É a doença da tibieza, da mesquinhez. Quem olha a vida com este olhar viverá na tristeza e na escuridão. O remédio para curar esta doença é a conversão, a mudança de mentalidade e de ideologia. Colocando o fundamento da vida em Deus, o olhar se torna generoso e a vida toda se torna luminosa, pois faz nascer a partilha e a fraternidade.
Jesus quer uma mudança radical. Quer que vivamos como Deus é. A imitação de Deus leva à partilha justa dos bens e ao amor criativo, que gera fraternidade verdadeira.
Onde está a sua riqueza, aí estará o seu coração. Onde está a sua e a minha riqueza? Muitas pessoas idolatram o marido, a esposa, os filhos – ou parentes – colocando-os acima de Deus. Outras colocam em primeiro lugar o dinheiro, os bens materiais (o carro, o cavalo, a vaca, as joias etc.) e relegam para o segundo – ou o último lugar – Deus e a família. Esquecem-se de que é em Deus, é no amor ao próximo como a si mesmo, que está a fonte da vida.
Meu irmão, a você eu me dirijo e pergunto: Que luz você tem como referência? Para onde direciona o seu olhar? Para as coisas do mundo ou para o Círio Pascal, que é a fonte da luz sem ocaso? Ele é a luz no mundo, quem Lhe segue não se engana nem na vida e nem na morte.