quinta-feira, 9 de junho de 2011

Liturgia Diária



Estamos diante da continuação do discurso da Ceia e Jesus está intercedendo por todos, tanto por Seus discípulos quanto por aqueles que, mais tarde, acreditariam na Sua mensagem.
Jesus intercede num mundo onde pessoas se afundam na lama do vício e do pecado, em meio ao desespero e tentando levantar a mão pedindo socorro, angustiadas. Jesus intercede onde esposos se agridem, caminhando para a separação e o divórcio. Ele intercede onde pais são maltratados por seus filhos e onde os filhos são torturados por seus próprios pais. Que tristeza!
O Filho de Deus intercede onde a unidade desejada por Ele e por Seu Pai é ferida pelo maior escândalo no mundo, que consiste na divisão entre pobres e ricos.
Os ricos apropriam-se dos meios que sustentam a vida e relegam os pobres à privação e à morte. Grandes barreiras e muros são construídos excluindo e eliminando os povos empobrecidos. O que dizer? Estamos diante de um quadro de terrível violência, vingança e ódio no mundo em que vivemos.
Mas, graças a Deus, este não é o nosso fim. Aquele que – desde o início – pensou em nós, está atento a tudo e Ele mesmo decidiu vir até nós para nos consagrar na unidade. Embora vivendo ainda no mundo, Jesus atrai-nos para as realidades do Céu: “Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina”.
Ele reza por nós a Deus, Seu Pai, e por isso também nosso Pai, para que Ele nos guarde na unidade e – uma vez assim guardados – sejamos um no amor, o que significa unidade no gozo da vida de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Pai, fazei-me continuador da missão de Jesus, que consiste em manter a unidade da Sua Igreja, para que – embora vivendo ainda no mundo – possamos saborear já aqui na terra aquilo que seremos no Céu. Amém.

Nenhum comentário: