sábado, 9 de outubro de 2010

Passagem Biblica


No mundo somos tratados segundo nossos méritos ou segundo os interesses das pessoas. Enquanto produzimos, enquanto damos lucro, enquanto podem servir de nosso trabalho ou mesmo de nossa pessoa, somos muito bem tratados. Mas quando escorregamos por um erro cometido, ou quando não podemos mais produzir segundo os critérios desse mundo capitalista e consumista ou, pior ainda, quando não nos considerarem úteis para seus objetivos, então fatalmente somos descartados. Os que antes se diziam amigos, agora são inimigos ferrenhos e crueis, capazes de tudo para nos destruir. Nestas horas nos encontramos em profunda solidão e abandono. Deus nos trata segundo sua misericórdia e não segundo nossos méritos ou deméritos, por isso podemos expor, com absoluta confiança, a miseria e a pobreza de nosso coração ferido e machucado.

"Mas vós, Senhor Deus, tratai-me segundo a honra de vosso nome. Salvai-me em nome de vossa benigna misericórdia, porque sou pobre e miseravel; trago, dentro de mim um coração ferido. Vou me extinguindo como a sombra da tarde que declina, sou levado para longe como o gafanhoto. Vacilam-me os joelhos à força de jejuar, e meu corpo se definha de magreza. Fizeram-me objeto de escárnio, abanam a cabeça ao me ver. Ajudai-me, Senhor meu Deus, salvai-me segundo vossa misericórdia.

Passagem Biblica







Mergulhar no amor de Deus. Quando experimento o Senhor como luz e salvação, a quem poderei temer? O Senhor me protege, por isso não preciso ter medo de nada nem de ninguém. O grande segredo para essa certeza e mergulhar todo o nosso ser no amor de Deus. Ele mesmo vai nos indicando o caminho a seguir, quando recorremos a Ele. Tudo de ruim pode nos acontecer, mas Ele não nos abandona, permanece nos amando e cuidando de nós até mesmo se nossos pais nos esqueceram ou abandonaram. Quando mergulhamos no amor de Deus, Ele nos esconde nos dias de infortúnio, levanta nossa cabeça, nos refugia em sua graça e enche nosso coração de alegria e louvor.
O SENHOR É MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO, A QUEM TEMEREI? 

Passagem Biblica


A palavra refúgio aparece muitas vezes durante a oração bíblica. Hoje também precisamos aprender a nos refugiar em Deus, não a de um modo infantilizado, que acaba gerando dependência religiosa, mais de um modo ativo, livre, comprometido e com responsabilidade. Precisamos de lugares e momentos de refúgio, Precisamos nos reservar momentos de intimidade com o Senhor. Isso acontece quando nos convencemos de que fora de Deus não existe a menor possibilidade de felicidade para nós. Pelo contrário, aqueles que se abandonam aos falsos deuses acabam colhendo frutos estragados e terriveis. Só estaremos inteiramente em Deus quando nos convencermos dessa verdade e passarmos a saborear a certeza de sua amorosa presença.

Orações


Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortaste. Tende  piedade de mim e ouvi minha oração. Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira? O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, O Senhor me ouviu quando o invoquei. Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai. Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor . Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face. Puseste em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo o trigo e o vinho. Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.

Passagem Biblica


DEUS CUIDA DE NOS....

Porque é um Deus que cuida de cada um de nós, Deus nos responde quando sinceramente o invocamos. Ele nos reconforta na hora da angústia. Para acolher esse conforto e esse cuidado de Deus é preciso abrir espaço priveligiado no coração, especialmente através do silencio. Nas horas difíceis não adianta nada o desespero. Quando acreditamos que Deus cuida de nós, nesses momentos difíceis nos abandonamos ao seu amor piedoso. É desse amor que nos vem a certeza de um sono tranquilo e a segurança de nosso repouso.

Passagem Biblica


Uma terceira pista muito concreta que Judite nos ensina é a oração acompanhada de sinais e gestos exteriores, não para convencer a Deus a nos ajudar, mas para nos adequar aos projetos de Deus. Judite entrou em seu oratório, pôs o cilício, cobriu a cabeça com cinzas e, prostando-se diante do Senhor orou!
VINDE, EU VOS PEÇO, Ó SENHOR MEU DEUS E SOCORREI-ME
O Senhor é paciente; façamos, pois penitência e peçamos-lhe perdão com lágrimas nos olhos, pois Deus não ameaça como os homens e não se deixa arrastar como eles à violência da cólera. Humilhemo-nos diante dele e prestemo-lhes nosso culto com espírito da humildade. Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que, assim como se perturbou o nosso coração com orgulho de nossos inimigos, e do mesmo modo encontremos glória em nossa humilhação.

Versículos



Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observar toda a lei de Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para direita nem para a esquerda, para que seja feliz em todas as suas empresas. Traze sempre na boca as palavras desse livro da lei;medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem, se firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.

Fonte: Roteiros Biblicos - Pe. Leo, scj