sexta-feira, 9 de julho de 2010

Isaías 40, 1-31



“Consolai, consolai o meu povo!”, diz o vosso Deus.
Falai ao coração de Jerusalém, anunciai-lhe: seu cativeiro terminou, sua culpa está paga, da mão do SENHOR já recebeu por suas faltas o castigo dobrado.
Grita uma voz: “No deserto abri caminho para o SENHOR! No ermo rasgai estrada para o nosso Deus!
Todo vale seja aterrado, toda montanha, rebaixada, para ficar plano o caminho acidentado e reto, o tortuoso.
A glória do SENHOR vai, então, aparecer e todos verão que foi o SENHOR quem falou!
Atenção! Ele diz: “Anuncia!” “Que devo anunciar?” — respondo eu. — “Tudo o que é carne não passa de um ramo verde! Toda sua beleza, não mais que uma florzinha do pasto.
A erva seca, murcha a flor, basta soprar sobre elas o vento do SENHOR.” ( A erva é o povo. )
A erva seca, murcha a flor, mas a palavra do nosso Deus fica de pé para sempre.
Sobe a uma alta montanha, Mensageira Sião, levanta com força tua voz, Mensageira Jerusalém! Grita, não tenhas medo! Avisa às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus!”
Lá vem o SENHOR nosso Deus! É com poder que ele vem, seu braço tudo vence. Vem com ele o que ele ganhou, à frente dele, o que conquistou.
Qual pastor que cuida com carinho do rebanho, nos braços apanha os cordeirinhos, para levá-los ao colo, e à mãe ovelha vai tangendo com cuidado.”
Quem foi que na concha da mão calculou toda a água que há no mar? Quem mediu a palmos o céu? Quem pôs no alqueire todo o pó da terra inteira? Quem calculou o peso das montanhas ou pôs as serras na balança?
Quem terá orientado o espírito do SENHOR? Quem lhe apresentou seu conselheiro?
A quem pediu ele um conselho que o fizesse entender, ou que lhe mostrasse o caminho da justiça, ou instruísse no conhecimento e ensinasse a raciocinar?
As nações, são uma gota no balde! Não pesam mais que uma poeirinha no prato da balança. Os continentes não passam de um grão de areia fina.
A floresta do Líbano não bastaria para acender o fogo, todos os seus bichos não dariam para o holocausto.
As nações todas diante dele são como se não existissem, não contam mais que o nada e o vazio.
Com quem imaginais que Deus se parece? A que imagem ireis compará-lo?
O artista faz uma estátua, vem o dourador e a cobre de ouro, e outro, com lâminas de prata.
Até o pobre, para sua devoção, escolhe madeira resistente e busca um bom escultor para que a imagem não fique mancando.
Não sabeis? Nunca ouvistes falar? Não vos foi avisado desde o começo? Dos fundamentos do mundo nada entendeis?
No mais alto dos céus ele se assenta, e os habitantes da terra parecem-lhe gafanhotos. Estende o céu como toldo, arma-o como tenda para morar.
Reduz a nada os poderosos, transforma em vazio os juizes do mundo.
Mal foram plantados ou semeados, mal o broto solta raízes pelo chão, Deus sopra sobre eles e eles secam, e o vento, como palha, os carrega.
“A quem me haveis de comparar, haverá alguém que se pareça comigo?”, diz o Santo!
Levantai os olhos para o alto e observai: Quem criou tudo isso? Quem põe em marcha o exército das estrelas, uma a uma, chamando cada uma pelo nome? Por causa da grandeza do seu poder, pela firmeza da sua autoridade, não falta uma sequer.
Por que isto dizes, Jacó, Israel, por que reclamas: “O SENHOR ignora meu destino, Deus não vê o meu direito!”?
Acaso não sabes? Ainda não ouviste falar? O SENHOR é o Deus eterno! Foi ele quem criou toda a extensão do mundo. Ele não corre nem se cansa, nem é possível pesquisar sua inteligência.
É ele que dá ânimo ao cansado, recupera as forças do enfraquecido.
Até os jovens se afadigam e cansam e mesmo os guerreiros às vezes tropeçam! mas os que esperam no SENHOR, renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam.

Salmo 80

Pastor de Israel, escuta, tu que guias José como um rebanho. Sentado sobre os querubins refulge  diante de Efraim, Benjamim e Manassés. Desperta o teu poder e vem em nosso auxílio.
Deus dos exércitos, restaura-nos, faze brilhar o teu rosto e seremos salvos.
SENHOR, Deus dos exércitos, até quando arderás de indignação contra as preces do teu povo?
Tu nos nutres com pão de lágrimas, dá-nos a beber lágrimas em abundância.
Fizeste de nós motivo de disputa para nossos vizinhos e nossos inimigos riem de nós.
Deus dos exércitos, restaura-nos, faze brilhar teu rosto e seremos salvos.
Tiraste uma vinha do Egito, para transplantá-la expulsaste os povos.
Preparaste-lhe o terreno; ela criou raízes e encheu a terra.
Sua sombra cobriu as montanhas e seus ramos, os mais altos cedros.
Estendeu seus sarmentos até o mar e chegavam até o rio seus brotos.
Por que derrubaste sua cerca, de modo que todo caminheiro a vindime,  o javali do bosque a devaste e o animal selvagem a devore?
Deus dos exércitos, volta-te, olha do céu e vê, visita esta vinha;  protege a cepa que tua mão direita plantou, o germe que cultivaste para ti.
Os que a queimaram com o fogo e a cortaram, morrerão à ameaça do teu rosto.
Que tua mão proteja teu escolhido, o homem que fortaleceste.
De ti não nos separaremos mais, tu nos farás viver e invocaremos o teu nome.
Deus dos exércitos, restaura-nos, faze brilhar teu rosto e seremos salvos.

ATOS

ATOS 12, 4-10


Depois de prender Pedro, Herodes lançou-o na prisão, guardado por quatro grupos de quatro soldados. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo depois da festa da Páscoa.
Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja orava continuamente a Deus por ele.
Quando Herodes estava para fazê-lo comparecer, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.
Foi quando apareceu o anjo do Senhor, e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos.
O anjo continuou: “Põe o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu, e o anjo lhe disse: “Veste tua capa e vem comigo!”
Pedro acompanhou-o, sem saber que a intervenção do anjo era realidade; pensava que era uma visão.
Depois de passarem pela primeira e pela segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua, e logo depois o anjo o deixou.

ATOS 16, 25-28

À meia noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam.
De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces do cárcere. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram.
O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para matar-se.
Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Estamos todos aqui”.

Passagem Biblica

RESTAURA-NOS, Ó DEUS

Deus dos exércitos, restaura-nos
faze brilhar o teu rosto e seremos salvos

Esta mensagem era tão importante que o salmista a repetiu três vezes. Ele exprimia uma oração desesperada, que brotava do fundo da alma de um dos meus intercessores em favor da tribo retrógrada de Efraim. Este intercessor sabia que Israel não voltaria a mim para contemplar a minha glória; então, é sobre o reino do norte e sobre benjamim que eu derramaria minha glória.
Atualmente as nações do mundo estão se precipitando de corpo e alma no inferno. Elas não conseguem impedir seu caminho de destruição. Nenhum ser humano pode atualmente salvar sua nação. O único socorro vem de mim. A menos que eu intervenha de maneira sobrenatural, nenhum indivíduo ou nação poderá se livrar do mal.
Invoca-me para que eu restaure tua nação, teus bem-amados, o governo, a igreja que dorme. Todos precisam ser restaurados, e eles devem ser trazidos a mim agora, pois o tempo é curto.
Quando eles se voltarem para mim, verão a glória excepcional da minha face, receberão vida nova, pois quando eles me verem, meu espírito os transformará, eles me verão tal como sou, e viverão.
Atualmente eles foram atingidos pela condenação a morte. Mas quando eles contemplarem minha glória, ficarão livres para voltarem a mim e receber essa vida nova que multiplicará seus anos de vida. Larga tuas dores e preocupações, vem a mim e te olharei com compaixão, minha glória estará sobre ti, e viverás para declarar minha grandeza a uma geração decadente.

Êxodo 14, 5-14

O FARAÓ PERSEGUE ISRAEL


O rei do Egito foi informado que o povo tinha fugido. O faraó e os ministros mudaram, então, de atitude em relação ao povo e disseram: “Que fizemos? Deixamos Israel partir, privando-nos dos seus serviços!”
O faraó mandou preparar o seu carro e levou consigo as suas tropas.
Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros.
O SENHOR endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, enquanto eles saíam livremente.
Os egípcios perseguiram-nos com os cavalos e carros do faraó, com os cavaleiros e o exército, e alcançaram-nos acampados perto do mar, na altura de Piairot, defronte de Baal Sefon.
Enquanto o faraó se aproximava, os israelitas, levantando os olhos, viram os egípcios que vinham chegando pela retaguarda. Aterrorizados, os israelitas clamaram ao SENHOR  e disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que nos trouxeste para morrermos no deserto? Que vantagem nos deste tirando-nos do Egito?
Não te falávamos assim no Egito: ‘Deixa-nos em paz servir aos egípcios’? Era melhor servir como escravos aos egípcios do que morrer no deserto”.
Moisés respondeu ao povo: “Não temais! Permanecei firmes e vereis a vitória que o SENHOR hoje vos dará. Pois os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver.
O SENHOR combaterá por vós; e vós, ficai tranqüilos”.