terça-feira, 15 de junho de 2010

Thiago 2, 14-26

 A FÉ SE MOSTRA NA PRÁTICA




Meus irmão, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não tem as obras? A fé seria capaz de salva-lo? Imaginai que um irmão ou uma irma não têm o que vestir e que lhe falta a comida de cada dia; se então algum de vós disser a eles " Ide em paz, aquecei-vos" e " Comei à vontade" sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso? Assim também a fé:Se não se traduz em ações, por si só está morta.
Pelo contrario, assim é que se deve dizer: " Tu tens a fé, e eu tenho  obras! Mostra-me tua fé sem as obras, que eu te mostrarei minha fé a partir de minhas obras! Tu cres que há um só Deus? Fazes bem! Mas tambem os demônios crêem isso, e estremecem de medo.Queres então saber, homem fútil, como a fé que não se traduz em obras é vã? Se o nosso Pai. Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas obras, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e as obras completam a fé. Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz:" Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus"
Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé. Não foi a prostituta Raab, da mesma forma, considerada justa em virtude de sua ação, quando hospedou os que vinham reconhecera região e os fez regressar por outro caminho? Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.

Lucas 19, 41-44

Jesus chora sobre Jerusalém


Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse "Se tu também compreendesses hoje o que pode trazer a paz! Agora, porém, está escondindo aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheste o tempo em que foste visitada".