quinta-feira, 29 de abril de 2010

Santa Catarina de Sena

Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.


Oração de Santa Catarina de Sena

               "Ó Catarina de Sena, irresistível Santa, à força de tua palavra não resistem os corações dos pecadores e alcançam o Reino dos céus, pela tua fé ardente e pela tua insistente oração.Como outrora, faça sentir hoje o poder de tua intercessão, para fortalecer a frágil paz entre os homens, libertar as vítimas das injustiças e todos os oprimidos por qualquer adversidade. Conforta e cura os que sofrem dos males do corpo e da alma. Roga a Jesus Cristo, Supremo Pastor, pela paz de todo o mundo, pela unidade e fidelidade do Povo de Deus, a Igreja. Pede também pelo bem de Nossa Pátria, o Brasil.Finalmente, se recorda também de mim, que te invoco com fé, sabendo que nunca abandonas na dificuldade, os que te consideram como mãe e mestra. Amém."

Eclesiastes 1, 2 a 11

Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.

3.Que proveito tira o ser humano de todo trabalho com o qual se afadiga debaixo do sol ? 

4. Uma geração passa, outra vem, e a terra continua sempre a mesma.

5. O sol se levanta, o sol se põe e se apressa para voltar ao seu lugar onde renasce.

6. O vento gira para o sul e dobra para o norte; passando ao redor de todas as coisas ele prossegue e volta aos seus rodeios.

7. Todos os rios correm para o mar, e o mar contudo não transborda; para o lugar de onde saíram voltam os rios, no seu percurso.

8. Todas as coisas são difícieis e não se pode explicá-las com palavras. A vista não se cansa de ver, nem o ouvido se fartar de ouvir

9. O que foi,é isto mesmo será. E o que foi feito, é isto mesmo que vai ser feito: 10. não ha nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz:
"Eis aqui algo de novo", ela já nos precedeu, nos séculos que houve antes de nós.

11. Não há memoria dos tempos antigos. E, quando àqueles que vierem depois, e colher na hora certa.

O autor conclui seu ensinamento ensinando a usar bem a luz da juventude para enfrentar serenamente o apagar das luzes.

Eclesiastes  4, 13 a 16

" É melhor um jovem pobre, mais sábio do que um rei ancião mas insensato, que já não aceita conselho".

De fato, aquele jovem saiu da prisão para ser rei, embora tenha nascido pobre no reino deste ancião. Vi todos os viventes que andam debaixo do sol em companhia do adolescente, o qual agora sucede o outro no trono.

 " Infinita era a quantidade de gente, de todos aos quais ele comandava; mas os que virão depois não se alegrarão com ele. Pois também isto é vaidade e aflição do espírito".