domingo, 12 de dezembro de 2010

Evangelho



Faz justiça aos oprimidos, dá alimento a quem tem fome. O SENHOR livra os prisioneiros, o SENHOR devolve a vista aos cegos, o SENHOR levanta quem caiu, o SENHOR ama os justos, o SENHOR protege os estrangeiros, ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.       O SENHOR reina para sempre, o teu Deus, Sião, por todas as gerações. Aleluia! 

Segunda Leitura
Irmãos, tende paciência até a vinda do Senhor. Olhai o agricultor: ele espera com paciência o precioso fruto da terra, até cair a chuva do outono ou da primavera.  Também vós, exercei paciência e firmai vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.  Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas.   Irmãos, tomai por modelo de paciência nos maus-tratos os profetas, que falaram em nome do Senhor.

Evangelho
Ora, João Batista, estando na prisão, ouviu falar das obras do Cristo e mandou alguns   para lhe perguntar: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”       Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo:   cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito!”          Enquanto os enviados se afastavam, Jesus começou a falar às multidões sobre João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?              Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Olhai, os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.   Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que profeta.    Este é de quem está escrito: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti’.               Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.   

Nenhum comentário: