terça-feira, 13 de julho de 2010

Provérbios 2, 1-22


Meu filho, se aceitares as minhas palavras e guardares contigo meus mandamentos, dando ouvido atento à Sabedoria e inclinando teu coração para conheceres a prudência;  se invocares a Sabedoria e clamares à prudência;  se a procurares como ao dinheiro, e a esquadrinhares como a um tesouro,  então compreenderás o temor do SENHOR e alcançarás o conhecimento de Deus.
Porque é o SENHOR quem dá a Sabedoria, e de sua boca procedem conhecimento e prudência.
Ele reserva a habilidade aos retos e será um escudo para os que caminham com integridade: protegerá as veredas de quem anda na justiça e os caminhos dos santos guardará.
Então conhecerás a justiça e o direito, a eqüidade e todo bom caminho, porque a Sabedoria entrará no teu coração e o conhecimento será o teu prazer.
O conselho te guardará e a prudência te preservará,  para que sejas livre do mau caminho e da pessoa que diz perversidades;  dos que abandonam o caminho reto para seguirem por atalhos tenebrosos; dos que se alegram fazendo o mal e exultam com coisas perversas:  seus atalhos são tortuosos e seus passos, infames.
Tu te livrarás da mulher alheia, da estranha que fala com suavidade mas abandonou o companheiro da sua juventude, e esqueceu-se da aliança do seu Deus.
A sua casa pende para a morte e para o abismo, os seus caminhos:  todos os que a freqüentam não retornam, não encontram os caminhos da vida.
Andarás, pois, pela estrada dos bons e seguirás as pegadas dos justos:  porque os retos habitarão a terra e os íntegros nela permanecerão; os ímpios, porém, da terra serão varridos e, os que agem iniquamente, dela serão arrancados.

Nenhum comentário: