quinta-feira, 8 de julho de 2010

Amós, 3, 1-15

Escutai o oráculo que o SENHOR pronuncia contra vós, filhos de Israel, contra todas as tribos que fiz subir da terra do Egito:
“De todas as famílias do mundo, vós fostes a única que eu quis conhecer, por isso mesmo venho cobrar todos os vossos pecados.
Duas pessoas andam juntas, sem terem antes combinado?
Será que na floresta o leão ruge, sem ter uma presa para atacar? Grita o filhote de leão lá na toca, sem ter o que pegar?
Será que o pássaro cai no chão, sem o laço da armadilha? Vai o laço para o ar, sem pegar coisa alguma?
Quando tocam a trombeta na cidade, o povo não se assusta? Vem uma desgraça à cidade, não foi Deus quem mandou?
O SENHOR não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos.
Ruge o leão, quem não fica com medo? Se o SENHOR Deus fala, quem agüenta não ser profeta?
Mandai recado aos palácios da Assíria e aos palácios da terra do Egito, dizei que se reúnam no planalto de Samaria, para ver quanta desordem, quanta exploração dentro dela.
Não sabem viver com honestidade, — oráculo do SENHOR —; com extorsão e exploração acumulam riquezas em suas casas”.
Por isso, assim diz o Senhor DEUS: “Os inimigos farão o cerco ao teu país, tua segurança cairá de vez e teus palácios serão todos saqueados”.
Assim diz o SENHOR: “Como o pastor salva da boca do leão duas patas e um pedaço de orelha, assim ficarão a salvo alguns de Israel, cidadãos de Samaria, na ponta de uma cama ou no damasco de um sofá”.
Escutai e levai a notícia à casa de Jacó, — oráculo do SENHOR, Deus dos exércitos —:
No dia de cobrar os pecados de Israel, eu olharei para os altares de Betel: as pontas dos altares serão quebradas e por terra cairão.
Derrubarei a casa de inverno por cima da casa de verão. Serão destruídas as casas de marfim, as casas de ébano desaparecerão — oráculo do SENHOR.



Nenhum comentário: